Análise Grupo 7 da Libertadores da América 2010: Colo-Colo

9 de fev. de 2010 ·

Salve bLC!

Depois da primeira coluna pouco comentada por aqui, mas que me rendeu e-mails e tweets bem bacanas, começo a segunda coluna sobre os adversários do Cruzeiro no "grupo da morte" na Libertadores 2010.

Dessa vez falaremos do time chileno, o Colo-Colo.

Colo-Colo

O Club Social y Deportivo Colo-Colo tem renome, tem tradição e tem força. São conhecidos como "Eterno Campeón", "El Popular" "Los Albos" e "El Cacique", este último apelido sintetiza o motivo do nome diferente da equipe.

Colo-Colo era um cacique, herói de uma tribo indígena na época da colonização e a ele foi feita a homenagem. As cores predominantes do uniforme também foram pensadas neste segmento, sendo o branco (simboliza pureza) e o preto (simboliza seriedade). Uma curiosidade é que após a morte do fundador da equipe, David Arellano, a equipe chilena adotou uma faixa preta em seu uniforme em sinal de luto, hoje a faixa se posiciona acima do escudo da equipe.

"El Cacique" teve um começo de vida cheio de vitórias, revolucionou o futebol chileno (primeiro time realmente profissional naquele país) e adotou um estilo de jogo rápido, rasteiro, com jogadas ensaiadas. Outras revoluções táticas ocorreram ao longo dos anos como a que contou com um famoso técnico húngaro, Francisco Platko (foto ao acima) que adotou o WM (2-3-3-2, dois beques, três meias, três meias-atacante e dois pontas de lança).

Na década de 90 novas mudanças táticas, estas feitas por Mirko Jozic (foto ao lado) de , um dos melhores técnicos que vi que adotou na equipe um novo esquema, o 4-4-2, com duas linhas de quatro e com uma marcação homem-a-homem, deu uma dinâmica tão grande à equipe que em sua "era" acabou por levar o clube chileno a conquistar uma Libertadores de forma espetacular em 1991.

Não só de alegrias viveu o "Eterno Campeón", em 2002 o Colo-Colo praticamente quebrou e começou toda uma reestruturaçao que culmina com as glórias vividas recentemente em competições nacionais.

"El Cacique" detém:
- 29 títulos chilenos: 37 / 39 / 41 / 44 / 47 / 53 / 56 / 60 / 63 / 70 / 72 / 79 / 81 / 83 / 86 / 89 / 90 / 91 / 93 / 96 / 97 - Clausura / 98 / 02 - Claudura / 06 - Apertura / 06 - Apertura / 07 - Apertura / 07 - Clausura / 08 - Clausura / 09 - Clausura
- 10 Copas do Chile: 58 / 74 / 81 / 82 / 85 / 88 / 89 / 90 / 94 / 96
- 4 Campeonatos de Apertura: 33 / 38 / 40 / 45
- 1 Copa Libertadores da América: 91
- 1 Recopa Sul-Americana: 92
- 1 Copa Interamericana: 92

"Los Albos" mandam seus jogos no Estadio Monumental Dadid Arellano (foto ao lado) que tem capacidade de 45 a 50 mil torcedores, localizado em Santiago, capital do Chile.

O Colo-Colo chegou à Libertadores 2010 vencendo o Clausura 2009, classificou-se em 4º nos pontos corridos e venceu o Universidad Católica na final. Após empatar em 2 - 2 no Monumental e vencer 4 - 2 fora de casa. Com destaque para seus dois atacantes, Ezequiel Miralles e Esteban Paredes.

Atualmente a equipe chilena tem um time forte, com bons jogadores, porém vem balançando no Aperura 2010, venceu duas partidas e perdeu outras duas, soma 6 pontos e está no meio da tabela, na 5ª posição, a três pontos do líder Universidad de Chile.

Seus principais jogadores são conhecidos do público, como Rodrigo Millar (meiocampista), McNelly Torres (meiocampista) e Ezequiel Miralles (atacante), este o maior ídolo da equipe atualmente, sendo o artilheiro do Clausura 2009 e mantendo uma média de um gol por partida no começo do Apertura 2010. O treinador Hugo Tocalli (que revolucionou a equipe e a mudou do primeiro para o segundo semestre de 2009 a maneira da equipe jogar, antes treinado por Marcelo Barticciotto) recebeu dois reforços que em sua primeira partida já foram questionados, Claudio Graf e Matías Quiroga são os contratados.

A formação mais utilizada pelo treinador Tocalli (foto ao lado), é o 4-3-1-2. O meio-campo é muito forte, conta com três volantes que sabem sair jogando (Sanhueza, Meléndez e Millar), sendo que sempre um deles se posiciona na cabeça-da-área (na maioria das vezes Sanhueza toma assume a função). O ataque conta com um centro-avante perigosíssimo que alia força, habilidade e excelente finalização. A meu ver, na partida diante do Union Española, onde foi derrotado por 1 - 0, no último domingo (07/02), a equipe teve abaixo das expectativas e ao ver o jogo, não pude utilizá-lo como parâmetro para avaliação.

Equipe base
Francisco Prieto
Paulo Magalhaes / Sebastián Toro/ Diego Olate / Roberto Cereceda
Arturo Sanhueza / Rodrigo Meléndez / Rodrigo Millar
Macnelly Torres (Foto ao lado)
Claudio Graf / Ezequiel Miralles

Técnico: Hugo Tocalli

O plantel tem média de idade de 24,55 anos, tem altura altura média de 1,77m e peso médio de 74kg.

Ezequiel Miralles foi o artilheiro da equipe no Clausura 2009 com 10 gols em 23 partidas, média de 0,43 gol por jogo. O segundo colocado foi Esteban Paredes com 9 gol e média de 0,39 gol por jogo. Após a saída de Lucas Barrios para o Borussia Dortmund, rapidamente encontraram um novo matador.

Amanhã escrevo sobre nosso primeiro adversário, o último a ser analisado e anexo também um pré-jogo, falando um pouco do nosso amado Cruzeiro.

Sem mais.

Saudações alvicelestes.

Walter Seixas
walter.sn@hotmail.com
http://www.twitter.com/waltinTFC

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Club_Social_y_Deportivo_Colo-Colo
http://www.ogol.com.br/equipe/chile/colo_colo/atual/equipe_ficha/0/default/2261
http://www.colocolo.cl/
http://www.latercera.com/canal/713.html
e mais uma vez, a minha cabeça, escrever estes posts me deixa com receio ao ver que nossa chave é complicada.

Off-topic: O técnico da seleção brasileira, xará do anão mais lerdo do conto da Branca de Neve chamou nosso camisa 10. Sim, Gilberto foi convocado. Parabéns a um de nossos jogadores diferenciados e que o treinador com mais mau gosto para se vestir no mundo possa fazer bom proveito de nosso meia-atacante e que assuma a titularidade da equipe canarinho na lateral-esquerda para a Copa 2010.

20 comentários:

Benalle disse...
9 de fevereiro de 2010 às 14:31  

Belo post Walter, daki a poko aparece o Adilson aki pra pegar umas dicas com vc sobre nossos adversarios...
os dois adversarios q vc analisou ate agora tem a mesma media de altura(1,77m) e tambem usam o mesmo esquema do Cruzeiro, 4-3-1-2!

Leônidas Cruzeirense disse...
9 de fevereiro de 2010 às 14:45  

Vou ler mais tarde. Não se esqueçam de deixar o palpite no BOLÃO BLC no post anterior.

Pablo Avelar disse...
9 de fevereiro de 2010 às 15:34  

Fala galera do bLC,
Bacana demais sua análise. È válido lembrar que, como você mesmo disse no post, não só de alegrias viveu o "Eterno Campeón", e acredito eu que, atualmente, o time chinelo vive mais do seu passado vitorioso do que de glórias recentes. Contudo, é um time que tem muita tradição e ainda sim é temido na Libertadores. Para mim, o nosso adversário mais complicado, em tese, será o Vélez, porém temos que respeitar também o Deportivo e o Colo-Colo, pois apenas veremos os adversários mais ou menos complicados dentro das 4 linhas.

@ Roger vestirá a camisa 23 na Libertadores

http://www.cruzeiro.com.br/index2.php?section=noticias&idn=6989

@ Henrique completará 100 jogos pelo Cruzeiro

http://www.cruzeiro.com.br/index2.php?section=noticias&idn=6987

PC

Nilsão disse...
9 de fevereiro de 2010 às 15:54  

SOU MAIS O MEU CRUZEIRO!

Pablo Avelar disse...
9 de fevereiro de 2010 às 16:13  

Waltin e demais,
Tem uma matéria bacana da Globo Esporte falando de cada grupo, e uma análise dos integrantes deles. Vale a pena conferir também.

Grupo do Cruzeiro:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Libertadores/0,,MUL1478774-9851,00.html

Opinião:"É o time que apresenta o futebol mais bonito entre os brasileiros, e provavelmente em toda a Libertadores. Tem velocidade e entrosamento, mas ao mesmo tempo pegou o grupo mais difícil. Dizem que o Colo Colo só tem nome e sempre tropeça, mas uma hora ele vai avançar. E o Vélez é um dos melhores da Argentina, ao lado do Estudiantes. Apesar disso, acho que o Cruzeiro vai se impor e se classificar. Tem o melhor elenco do Brasil, embora o Adilson Batista diga que não, e está mais forte do que no ano passado.
Lédio Carmona, comentarista do SporTV


PC

Walter Seixas disse...
9 de fevereiro de 2010 às 16:21  

Salve bLC!

Benalle
O 4-3-1-2 é o esquema mais utilizado hoje em dia. Na Argentina a variação entre ele e o 4-1-2-1-2 é o que mais ocorre, assim como no Chile.
Olho no Colo-Colo meu velho, vi 2 jogos do time no Apertura 2010 (1V e 1D) e já tinha visto uns 5 ou 6 do Clausura 2009, inclusive a final diante do Universidad Católica.

PC
O Colo-Colo foi campeão no final de 2009. Não vive de passado. Não compare o alvinegro do Chile com o alvinegro galináceo depenado de MG.kkkkkkkkkkkkkkk
Velhinho, vou dar uma lida lá, se for o lixo que ando vendo em outros sites vou sair chutando o pau da barraca!

Dr. Bonfá disse...
9 de fevereiro de 2010 às 16:32  

Parabéns Waltin... Mais um tópico excelente... Só para te ajudar mais, o Yahoo lançou um guia da Libertadores... Fala de grupo por grupo... QQ coisa te mando o link pelo Twitter.

Parabéns mais uma vez...

Pablo Avelar disse...
9 de fevereiro de 2010 às 16:33  

Waltin,
Como diz o Isaac, não finja de égua, meu amigo. Se comparado ao passado vitorioso do Colo-Colo, hoje em dia, o time chinelo vive muito mais da sua tradição, devido a boas campanhas anteriores, do que títulos. Ficou atrás de Atlas e Boca Juniors em 2008, e de Sport e Palmeiras em 2009. Campanhas pífias para um time que já foi melhor, muito melhor. Não é mesmo? Ou gostou das participações anteriores do time chileno? rsrs

PC

ISAAC disse...
9 de fevereiro de 2010 às 16:52  

PC

Duas correções ao Waltin que ele nunca aceita, o 4-3-1-2 ou o pior ainda 4-3-2-1 (dois sistemas de jogo, batidinho, fudidinho e desmontável com qualquer Nedo Xavier) não é o sistema mais usado NUNCA!!!
Na Europa hoje o babado é o 4-3-3, ou ainda o velhão e bão dimais da conta sô.....o ferrolho com líbero, seria uma espécie de 2-1-5-2 porcamente desenhado. Mas isso nosso WALTIN NÃO APRENDEU AINDA E TAMBÉM NEM SABE O QUE É LINHA DE 4...RS,RS,RS,RS....assim como o AB ele acha que trocar laterais e manter o Marquinhos Paraná é suficiente pra furara estas duas linhas de 4......ai ai....se não aprender o basicão, vai tomar porrada do NEDO outra vez!

Se soubesse saberia que no Brasil, é o sistema em alta.

Sobre o Colo Colo, o cruzeiro custuma regular bem lá....ao contrário na Argentina, desde 1975 não vencemos o VELEZ, QUE HOJE É JUNTO COM O ESTUDIENTES OS MELHORES TIMES DA ARGENTINA.

O time da Venezuela é cachorro morto!

Walter Seixas disse...
9 de fevereiro de 2010 às 17:45  

Isaac

2-1-5-2 não existe.
4-3-3 é utilizado na Europa e é pela maioria dos times. Escale 5 nesse esquema...
4-3-1-2 é o sistema mais utilizado no mundo. Na América do Sul nem se fala...

Tô esperando meu livro...

ISAAC disse...
9 de fevereiro de 2010 às 18:21  

carai veio

seu livro está te esperando.


ei....na américa do sul, o esquema mais usado são as duas linhas de 4....kkkkkkkkk,

2-1-5-2, como disse a cima, é só pra colorir o líbero, mas meu amigo WARTIN nem sabe o que é ou quem foram, LOTHAR MATHEUS, BARESI, BECKEMBAUER....deixa pra lá.....ficamos com o 3-5-2 mesmo||! E com Marquinhos Paraná como METSRE PARANÁ....MINHA NOSSA ONDE CHEGA A MEDIOCRIDADE...GENTE CHAMANDO O PEREBA MOR DE
MESTRE!

Danilow disse...
9 de fevereiro de 2010 às 20:06  

Amigos,
Colo-Colo tem nome na América do Sul e tem um plantel bem enxuto. É a terceira força do nosso grupo, porém é bem mais forte que a terceira força do nosso grupo em 2008, então é bom abrirmos o olho.

Um dos seus principais craques: Macnelly Torres foi oferecido ao Cruzeiro neste início de ano, surgiu rumores que ele viria mesmo, mas foi rejeitado e continuou por lá. É bom abrirmos o olho com ele, por que o cara vai querer mostrar serviço contra o time que o renegou. E ele bate bem faltas e infelizmente catá-las não é especialidade do Fábio.

Hoje saiu a análise de grupos do GloboEsporte.com que não chega nem perto desta análise do Waltin, bem mais real com embasamento histórico, tático, profisional, enfim um raio-x dos nosso inimigos no Grupo7. Parabéns cara!

Meus vizinhos chilenos vão querer voltar a morar no Chile depois que o Cruzeiro detonar o Colo-Colo, vou alugar demais!

DZ

Leônidas Cruzeirense disse...
9 de fevereiro de 2010 às 22:21  

O Colo-Colo pode ser um dos classificados junto com o CRUZEIRO, o Velez que abra o olho. É FATO!

Leônidas Cruzeirense disse...
9 de fevereiro de 2010 às 22:22  

Concordo com o Danilow, foi a melhor análise que lí por aí. Mais um gol de placa do Walter Seixas. É FATO!

Leônidas Cruzeirense disse...
9 de fevereiro de 2010 às 22:25  

Estes pontos perdidos no Rural não farão nenhuma falta mas o departamento jurídico do CRUZEIRO precisa se explicar. Como deixar acontecer uma coisa destas? E se fosse no Brasileiro? É caso de demissão sumária. É FATO!

ISAAC disse...
10 de fevereiro de 2010 às 00:14  

SEU LEONIDAS


EXPLICAR O QUE?
O DESCASO OU A HIPOCRESIA?


POST DO WARTIN...REALMENTE IRRETOCÁVEL. SHOW DE BOLA MESMO!

Nilsão disse...
10 de fevereiro de 2010 às 05:56  

O QUE? O CRUZEIRO PERDEU 3 PONTOS, E AQUELE PAPO DE QUE ESTAMOS TRANQUILOS POIS O W.PAULISTA CUMPRIU A SUSPENSÃO COM CESTAS BASICAS, VAI PRA PQP... ESSES PROFISSIONAIS DO CRUZEIRO, ESTÃO TRATANDO O CRUZEIRO COMO SE FOSSE O PADARIA DO SEU ZÉ.

Heder disse...
10 de fevereiro de 2010 às 08:19  

Esta história de o Cruzeiro perder os 3 pontos, se confirmada nas instâncias superiores, só faz confirmar o que penso a respeito do "Adilsômetro".

Como já disse alguém, o resultado de um bom trabalho de um time deve ser imputado a todos, do porteiro à diretoria. Criar o Adilsômetro é dar importância excessiva ao tècnico, colocando-o quase com um deus.

Se o juiz erra (contra ou favor), os lampejos de genialidade ou burrice extrema dos jogadores e, principalmente, a competência ou a falta dela da diretoria, são todas imputadas ao técnico.

E agora, senhor Leônidas, estes pontos perdidos no tapetão, são -3 pontos no Adilsômetro? Melhor criar o Perrelômetro.

SC

Leônidas Cruzeirense disse...
10 de fevereiro de 2010 às 08:39  

Caro Sr Heder, este é um caso que não foi previsto no Adilsômetro. Vamos aguardar o resultado final. É FATO!

Bruno disse...
10 de fevereiro de 2010 às 10:19  

Walter,

Parabéns pela análise do Colo-Colo!
Apesar de possuir "apenas" uma Libertadores, esse time já foi temido e já deu trabalho a muitos brasileiros no passado!
Vamos lembrar também que em Março de 2009 o Parmera tomou de 3 x 1 em casa pra esse mesmo Colo-Colo!
sei não....mas tô com a impressão que vamos ter dificuldades com esse Colo-Colo!

Mesmo assim deveremos ser o primeiro do Grupo!

off: Gilberto tem a chance de ir pra Copa! se ele entrar no amistoso e corresponder, o Dunga com certeza o levará! porque joga de lateral e meia (não sabemos como o Kaká chegará na Copa por causa da pubalgia)!

Bruno M.

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW