Análise Grupo 7 da Libertadores da América 2010: Deportivo Italia

8 de fev. de 2010 ·

Salve bLC!

Hoje o Blog do Leônidas Cruzeirense começa a ser tomado pelo Análises Táticas do Dom Joker. Para quem não sabe esse foi meu primeiro blog e foi onde cismei de começar a escrever. Fazia análise dos adversários do Cruzeiro, todos, sem exceção, porém a falta de tempo fez com que eu o abandonasse. Assim, eu, Danilow e Leônidas vamos trazer uma verdadeira análise dos adversários celestes.

Li tanta bobagem espalhada nos blogs que resolvi citar algumas, para caso tenham lido, não ficarem mal informados:

- O Velez não é o atual campeão argentino. Foi campeão do Clausura de 2009, torneio do começo do ano passado. O atual campeão na argentina é o Banfield, campeão do Apertura que ocorreu no final de 2009.

- O Deportivo Italia é o mesmo que Deportivo Italchacao. Não são dois clubes diferentes.

- O Colo-Colo não vendeu Mcnelly Torres.

- Rolando Zárate não é o melhor jogador do Vélez.

- O Campeonato Venezuelano já começou.

Bom, vamos a primeira análise, começaremos pelo Deportivo Italia, amanhã o Colo-Colo e depois de amahã o Velez, para vocês entenderem bem o time que o Cruzeiro enfrentará na Argentina.




Deportivo Italia

"Los azules", como são chamados, mandam seus jogos no Olímpico de la Universidad Central de Venezuela (foto ao lado) em Caracas, capital do país. E como o próprio nome já diz, assim como nós, é um clube de origem italiana (o uniforme é inspirado na Azurra).

Na década de 60 o clube foi muito bem e teve suas maiores conquistas, sendo campeão venezuelano 3 vezes em um total de 5 títulos (61 / 63 / 66 / 72 / 99), sendo que em um deles, o último, o clube ganhou com a alcunha de Deportivo Italchacao. O clube ainda acumula 3 títulos venezuelanos (61 / 62 / 70).

O Cruzeiro já encontrou "Los Azules" pela Libertadores de 1967. Vencemos na Venezuela por 3 - 0 e vencemos em Belo Horizonte por 4 - 0. Outra curiosidade é que um de nossos maiores ídolos, que escreve assim como eu, no CruzeiroEC.net, o excelente Evaldo, já jogou no Deportivo Italia em 1977.

Apesar da visível fragilidade do clube, na Venezuela, o Italia vem dando as cartas nesta temporada. Foi vice-campeão do Apertura (17J - 11V - 3E - 3D / 26 gols pró e 14 gols contra), ficando apenas a um ponto do campeão Deportivo Táchira, pois na última rodada tropeçou e perdeu para o CD Lara, por 1 - 0 jogando dentro de casa, quando precisaria apenas confirmar a vitória para ser campeão.

Atualmente a equipe lidera o Clausura (espécie de 2º turno do campeonato venezuelano) com 10 pontos, venceu seu último confronto, ontem diante do Deportivo Anzoátegui por 2 X 0, com gols de Evelio Hernández e Leo Jiménez. E é condiderado por muito, junto com o Deportivo Táchira o melhor clube da Venezuela.

"Los Azules" contam com jogadores experientes no plantel e tem como melhores jogadores: Pablo Camacho (defensor - foto abaixo vestido com o uniforme da seleção "Vinotinto", Venezuela) e Gabriel Urdaneta (meiocampista - foto abaixo vestido de azul). Contam ainda com dois atacantes que a torcida gosta: Richard Blanco e Christian Cásseres (os titulares). E um reserva que para eles é considerado "de luxo": Emerson Panigutti, argentino.

A equipe venezuelana se reforçou bem e o treinador Eduardo Saragó garante estudar seus adversários profundamente e não se diz preocupado em estar no grupo mais complicado da Libertadores 2010.

O técnico prioriza o esquema 4-3-1-2 com leve alteração para o 4-2-2-2, avançando um dos volantes que atua mais como meia. Apesar disso não se pode garantir que a ofensividade será mantida diante de adversários de grandeza muito superior ao seu clube.

O Italia tem como grande arma seus laterais, o experiente e recém chegado McIntosh e Lobo. E seu miolo de zaga tem dois argentinos. Conta com um meio campo forte com dois volantes Valldeperez e Leo Jiménez, com um terceiro homem de meio campo, que é volante e meia Evelio Hernández e um camisa 10 habilidoso e experiente: Gabriel Urdaneta.

Equipe base

José Fernández
David McIntosh / Marelo Maidana / Javier López / Rafel Lobo
Alejandro Valldeperez / Leopoldo Jiménez (foto ao lado, vestido de azul)
Evelio Hernández
Gabriel Urdaneta
Richard Blanco / Christian Cásseres

Técnico: Eduardo Saragó (foto ao lado trajado de branco)

O plantel tem média de idade de 26,57 anos, tem altura média de 1,77m (é alto) e peso médio de 73kg.

Christian Cásseres foi o artilheiro da equipe no Apertura 2009, com 8 gols em 11 jogos. Com média de 0,73 gol por partida.

Amanhã pela manhã falo sobre o Colo-Colo, eterno rival nosso e como foi lembrado por um amigo meu, tem a sina de ser nosso "freguês".

Sem mais.

Saudações alvicelestes.

Walter Seixas
walter.sn@hotmail.com
http://www.twitter.com/waltinTFC

Fontes (vou passá-las para ver se alguém aprende a pesquisar de verdade):
http://www.el-nacional.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deportivo_Italia
http://www.deportivoitalia.com.ve/main/index.php
http://www.ogol.com.br/equipa.php?id=13754
http://www.liderendeportes.com/
e
minha cabeça! Pra muita coisa minha memória é fraca, mas para futebol ela tá espetacular ainda, rs.

Uma última fonte, a ajuda do Rodrigo que quebrou um galhasso corrigindo minha falha no placar do jogo no Mineirão em 67. Abração parceiro!

15 comentários:

0 disse...
8 de fevereiro de 2010 às 14:31  

Acho vocês deveriam publicar a análise apenas do VÉLEZ. Afinal esse é o próximo adversário. Na medida que forem chegando os outros jogos, haveria novos posts. De qualquer forma, parabens pela iniciativa. Abraços. MARCIO MATA.

Leônidas Cruzeirense disse...
8 de fevereiro de 2010 às 14:31  

Muito bom caro Walter Seixas. Realmente sai muita bobagem por aí. É FATO!

Leônidas Cruzeirense disse...
8 de fevereiro de 2010 às 14:33  

Acredito que este time vai ser quem vai decidir quem vai passar. Quem perder pontos para ele vai ter dificuldades em recuperar. Contra eles temos que ganhar os seis pontos. É FATO!

Leônidas Cruzeirense disse...
8 de fevereiro de 2010 às 14:34  

Confira a relação dos atletas que viajaram para a Argentina:

Goleiros: Fábio e Rafael
Laterais: Diego Renan e Jonathan
Zagueiros: Cláudio Caçapa, Gil, Leonardo Silva e Thiago Heleno
Volantes: Elicarlos, Fabinho, Henrique e Marquinhos Paraná
Meias: Bernardo, Gilberto e Pedro Ken
Atacantes: Eliandro, Guerrón, Kleber, Thiago Ribeiro e Wellington Paulista

Bruno disse...
8 de fevereiro de 2010 às 15:30  

Excelente análise! Temos tudo pra arrancar a vitória na Venezuela!

ps: segundo o Cosme Rímoli, além do contrato do Kléber ser prorrogado, o cara tah ganhando salário de CLUBE EUROPEU no Cruzeiro. Quem quiser ver o post completo taih:

http://blogs.r7.com/cosme-rimoli/

Benalle disse...
8 de fevereiro de 2010 às 15:31  

Parabens Walter,

achei o estilo de jogo atacando pelas laterais e no esquema 4-3-1-2 ate parecido com o do Cruzeiro, oq acha?
E como tem "Deportivo" nessa venezuela ein...

Terenzi disse...
8 de fevereiro de 2010 às 15:31  

Bom post Walter, realmente em cada lugar fala-se uma coisa diferente de cada time! Estou no aguardo dos principais adversários.
Pelo investimento, força, estrutura, tradição e qualquer outra ótica de comparação temos que garantir os 6 pontos contra a frágil equipe venezuelana.

Nilsão disse...
8 de fevereiro de 2010 às 15:55  

Como diria nosso amigo Hugo Serelo, SOU MAIS O MEU CRUZEIRO!

ISAAC disse...
8 de fevereiro de 2010 às 19:00  

waltin

parabéns, otima coluna.
faltou dizer que a ultima vitória contra o Velez na Argentina foi em 1976 com o lendário e magnifico time de BATATA, ZE CARLOS, DIRCEU LOPES E CIA LTDA.
É um time que sempre nos deu MUUUUUITO trabalho.

Já o Colo Colo costumamos nos dar bem, e o time da Venezuela, voce acabou de me apresentar.

DIZEM SER O VELEZ DEPOIS DO ESTUDIANTES O MELHOR TIME DA ARGENTINA, não será um jogo fácil não e um empate é muito bem vindo.

abraços

Pablo Avelar disse...
8 de fevereiro de 2010 às 19:31  

Boa Waltin. Em tese, no famigerado "grupo da morte", o Deportivo Itália é o time mais fraco, porém não podemos subestima-lo e temos que entrar 100% ligados em todas as partidas, pois agora que a Libertadores começa mesmo.

PC

Pablo Avelar disse...
8 de fevereiro de 2010 às 19:46  

Ah, uma sugestão: Acho que você deveria ir publicando os posts com as análises dos nossos adversários a medida que os jogos fossem chegando. A primeira deveria ter sido a do Vélez, como disse o Marcio. Fica aí a sugestão. Mas, de todo jeito, essa primeira análise ficou muito boa. Continue assim.

Abraço

PC

Danilow disse...
8 de fevereiro de 2010 às 20:57  

Gostei demais da análise, o pessoal que não entendeu bem que Waltin está fazendo a analise do grupo em geral, hoje foi Dep.Itália, amanhã Colo-Colo e na quarta, bem no dia do jogo, o Vélez.

Simplesmente a melhor análise que li, sem dados confusos.

Minha opinião é óbvia, este time é fraco, coloco-o no mesmo patamar que Real Potosi e será o lanterna do grupo, os jogos contra eles serão bons para melhorarem nosso saldo de gols. Temos que aproveitar isto.

DZ!

Anônimo disse...
9 de fevereiro de 2010 às 03:18  

Miguér Perrela
Irmão do ZZP.
Marido da Bastiana.

Zé Miguer comenta com sua esposa:

- Bastiana!, ricibi uma intirmação da tar da Receita Federar.

Caí na máia fina, muié!

Ocê acha que devo comparecê à odiênça com o fiscar, de

botas e carça de sirviço, prumodi parecê mais simpres, ou de

rôpa de sair, prumodi passá uma imagi de serietudi?

- Oia Homi, vô dizê a mema coisa qui mãe disse

quando preguntei prela se devia di usá carcinha de renda

ou de seda, na nossa noidenúpcia.

- E quiquifoi que sua mãe disse?
- Tanto faz! Ele vai te fudê... de quarquer jeito.

Do jintinho que o ZZP tá fudendo o Cruzeiro.

Rodrigo disse...
9 de fevereiro de 2010 às 17:27  

Olá meu caro Walter Seixas. Muito bom o seu texto, gostei bastante da sua análise sobre a equipe Venezuelana, porém, tenho uma ponderação a fazer:

De onde você tirou que o resultado entre Cruzeiro x Deportivo Itála em Belo Horizonte foi 4 x 4 ?? Em matéria publicada no Globoesporte.com tem os resultados de todos os jogos da história entre o Cruzeiro e os demais participantes do seu grupo, como você pode comprovar no link abaixo. O resultado do jogo em Belo Horizonte foi de 4 x 0 para o Cruzeiro.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Cruzeiro/0,,MUL1478012-9863,00.html

Mais uma fonte que posso citar é de um colunista que escreveu sobre as maiores goleadas brasileiras em Libertadores da América e o resultado também é de 4 x 0. Segue o link abaixo.

http://colunistas.ig.com.br/futebolemnumeros/2010/02/04/as-maiores-goleadas-dos-brasileiros-em-libertadores/

No mais é isso, muito interessante a sua coluna. Como já havia comentado contigo no Twitter, meu blog também há um balanço das equipes adversárias do Cruzeiro e as minhas fontes foram bastante parecidas com as suas. As informações batem, porém somente esse equívoco sobre o resultado do jogo entre as equipes em Belo Horizonte no ano de 1967.

Para maiores informações: http://cruzeironline.blogspot.com

Grande abraço! E parabéns pelo trabalho ;-)!
Rodrigo

Carol Silva disse...
25 de fevereiro de 2010 às 10:54  

Gostei ! muito bom ! Eu queria saber da história dos confrontos entre Cruzeiro x Deportivo Italia.

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW