ANALISI DEL GIOCO: Deposita na conta do Sr. Stival

25 de jul. de 2010 ·



Esse texto irá testar a coerência do autor e dos seus leitores...

As grandes críticas de outrora que citavam improvisações como um defeito latente foram pra onde? Ah, sim mudanças foram feitas e improvisações não aconteceriam mais... Ou aconteceriam? Não aconteceriam, aconteceram e foram toscas.

Sr. Stival resolveu complicar. Pra começo de conversa sua formação já é complicada! Treinador que monta equipe com um lateral atuando como um falso zagueiro pela esquerda, lembrando que tal lateral tem como principal e melhor característica a ofensividade, com boa presença no ataque e bons remates.

Contra o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense o técnico "novidade e ofensivo" se superou e superou a expectativa da maioria. Apostou em um volante na zaga mesmo com outra opção "original" disponível. Colocou lateral direito e volante como meias. E daí para a atuação pífia da equipe foi um passo!

Para ter uma idéia, assim o Cruzeiro entrou em campo:
- 1 Goleiro
- 1 Zagueiro
- 3 Laterais
- 4 Volantes
- 2 Atacantes

E saiu de campo assim:
- 1 Goleiro
- 1 Zagueiro
- 2 Laterais
- 4 Volantes
- 1 Meia-atacante
- 2 Atacantes

Como assim? Que mudanças foram essas? Que jogo foi esse? Que "sopa de números" é essa?

As 16h02min (de acordo com o relógio que olhei na hora) o Cruzeiro começava uma partida que poderia levá-lo ao G-4 (posição que era corriqueira e obrigatória em um passado recente, mas que agora se tranformou em meta). O Grêmio logo dominou a partida e criava as melhores chances (melhores não quer dizer que foram boas e claras, mas sim que elas foram apenas melhores que as criadas pelo Cruzeiro). O time sulista era soberano na defesa diante do inoperante ataque celeste e Thiago Ribeiro e Robert propiciavam lances bisonhos e dignos de gargalhadas (houveram outros no jogo, muitos outros e com outros atores, como Diego Renan e Rômulo).

Jonathan tentava algo pela meia direita e a companhia de Rômulo mais o atrapalhava que o ajudava. Na meia esquerda, Everton atuava sozinho e muito mal já que Diego Renan, em sua nova função tática, mais defende que ataca.

O jogo se arrastava e em um lance irregular, onde a bola saiu pela lateral e o bandeirinha não deu, o time gremista montou um bom contra-ataque e aproveitou mais uma dentro das inúmeras falhas de Fabinho e abriu o placar com Borges. Fábio também não foi bem no lance saindo precipitadamente.

Fim de primeiro e tirando um remate de Robert e um de Jonathan, o Cruzeiro nada tinha criado.

Segundo tempo começou com Sebá em campo e Rômulo no banco. Uma improvisação a menos, resultado: Simplicidade e gol do Cruzeiro. Henrique marcou depois de bate e rebate na área. Thiago Ribeiro o serviu.

A partida foi novamente dominada pelos gremistas, Silas dava um baile nas ações táticas e Cuca estava perdido, substituiu Fabrício (que estava mal) por Marquinhos Paraná! Sim Marquinhos Paraná... Substituição perdida, não pela falta de qualidade do jogador que entrou, mas muito pela "não-mudança" "não-praticada"(se mudou algo foi tão imperceptível que nem merece comentários) pelo técnico.

A partida transcorria para o empate em 1 a 1 e Fabinho era o único que dava oportunidades para que o Grêmio criasse algo mais.O acúmulo de erros do jogador era algo de se assustar. Wellington permanecia no campo.

Em falha conjunta de Henrique e Fabinho, falta para o Grêmio, como quase sempre, Fábio sofreu o gol, barreira mal colocada (antes das reclamações vejam o lance em que a bola quase não faz curva e passa sobre a cabeça do jogador mais ao centro do gol), Jonas converteu. 1 a 2.

O Cruzeiro não precisou pressionar e o segundo melhor goleiro do Brasil (para alguns que afirmam que ele e Fábio são os destaques) falhou e deu oportunidade a Henrique se redimir com sobras, salvando o Cruzeiro de uma derrota para um time que há 5 partidas não ganhava de ninguém.

Enfim, empate e deposita o péssimo placar na conta do Sr. Stival... Melhoras são urgentes e como eu disse Montillo e Farías (mesmo não sendo excepcionais) serão ídolos se comparados aos jogadores que temos disponíveis no momento.

Ficha do jogo
Cruzeiro 2 X 2 Grêmio Porto Alegrense
Motivo: Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Jacaré - Sete Lagoas/MG
Data e horário: 25 de julho de 2010, 16h
Renda: R$ 508.743,25
Público: 9.677

Cruzeiro: 3-5-2
Titulares: Fábio (6); Fabinho (1), Caçapa (6) e Diego Renan (6); Rômulo (2), Jonathan (6), Fabrício (4) Henrique (8) e Everton (3); Thiago Ribeiro (4) e Robert (1). Cuca (2)
Substitutos: Sebá (4), Marquinhos Paraná (3) e Reina (5)

Gols
Cruzeiro: Henrique aos 46 e 85 minutos
Grêmio: Borges aos 45 e Jonas aos 34 minutos

Walter Seixas
Twitter / Blog Fútbol e Futebol

.

26 comentários:

ISAAC disse...
25 de julho de 2010 às 20:42  

Walter

voltamos as turras!

QUAL A OPÇÃO DO CUCA HOJE?

Sua vontade de defender e amar o Adilson ultrapassa o normal.

SEM ESSA VELHO.........BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Izzabella Dias disse...
25 de julho de 2010 às 20:59  

KD A GALERA Q CHAMAVA O AB DE PROF. PARDAL?!

Pra mim o jogo de hj é sem comentários!

Benalle disse...
25 de julho de 2010 às 21:06  

Walter,

eu ia te mandar torcer pro Corinthias, mas como vc é meu amigo, e mto inteligente pra isso (tanto q torce pro Cruzeiro), vamos realmente analisar o jogo.

Cuca tinha 18 jogadores a disposicao, mais a base. Desses 18, 2 eram zagueiros sem ritmo e 1 deles sem entrosamento. Tinhamos 1 armador, q eh uma total aposta.

Cuca fez oq mtos fariam, oq mto pediram, como PC, da globo, ex-Adilsete (sem preconceitos, nao sou Cuquete, Adilsete, ou etes..., procuro analisar a situcao). Cuca escalou Jonathan no meio, buscando ganhar qualidade na Lateral direita, não deu certo, Jonathan nao foi bem no meio, entao Cuca acertadamente mudou para o 4-3-3 e colocou o garoto da base Seba, a resposta veio 1 minuto dpois, gol do craque doJogo, Henrique, errou ao tirar Fabricio, mas acertou ao por Parana, teoricamente melhorando o passe, o q nao aconteceu, Parana quase nao apareceu, Reina ainda entrou para cobrar o escanteio q daria o empate ao Cruzeiro, é um equívoco colocar a culpa em Cuca, com poucas opcoes, em um campo ruim! Eu ja previa o fato, só ler no BC. Adilson dispensou dois dos nossos armadores, Perrela vendeu Kleber, sobrou Robert, mas e claro q a culpa eh de Cuca, com as mesmas opcoes da era Adilson, jogando no otimo gramado do mineirao, pocha, acorda, O Teste de Cuca foi quinta, no maraca, e mesmo sem Roger e Gilberto, o time jogou como nao jogava a tempos, ele foi mto bem contra o Lider do Brasileirao!

Cuca, boa sorte, a cornetagem comeca quando for preciso cornetar, hj , eh dia de Apoiar! Forza Cuca! Forza Guerreiros!




Benalle

Unknown disse...
25 de julho de 2010 às 21:33  

pessoal para mim esse time que jogou hoje teve não só o dedo mais a mão inteira do adilson batista , o cuca foi tachativo quando chegou que não havería problema nenhum em consultar o adilson , vejamos , o welingnton o adilson dispensou , o reyna o adilson dispensou , as improvisações foi todas as que o adilson fazia , as substituições parecia que era o adilson que estava na beira do campo , ou seja ele falo pro cuca assim cola na minha que voce passa de ano eu sei o que estou falando faça isso e vamos aguardar afinal eu deixei os cachaceiros aqui para trabalhar com a gambazada e mandou o cuca inventar bastante para que todos lembrace dele filho de uma egua , e o bobo do cuca caiu que nem patinho , depois das cagadas de hoje se vier uma derrota pro galo acho que a casinha do cuca começa a ruir , até hoje o único jogo que o time jogou bém perdemos , jogar feio e vencer por 1 a 0 time pequeno e perder o empatar com os times grandes não vai nos levar a lugar nenhum , lembram o ano passado o quanto choramos uns pontinhos perdidos por invensões no começo do campeonato ? é bom pensar nisso .

ISAAC disse...
25 de julho de 2010 às 21:36  

Waltin

depois de falar com vc ficou claro que sua opinião é de hoje e não do MACRO

MESMO ASSIM ACHO INJUSTA SUA COLUNA.

Abraços

Leônidas Cruzeirense disse...
25 de julho de 2010 às 22:24  

Sem dúvida nenhuma o crédito da perda de dois pontos dentro de casa é todo do Cuca. Inventou mesmo e quem inventa termina como terminou o outra porcaria que aqui estava. Agora, é a primeira vez que ele inventa. O outro inventava toda hora. Parece até que o "Vamos aguardar" estava na Arena do Jacaré hoje. É FATO!

Renan disse...
26 de julho de 2010 às 09:04  

É impressionante, as reclamações, as revoltas, as contradições, as incoerências, as críticas tudo continua e continuará. Mudou-se o treinador mais as peças são as mesma, os erros e os responsáveis são os mesmos. Então só quem acredita em papai noel, mula sem cabeça e que acredita que a situação irá mudar. Essa de ser otimista ou pessimista não é minha praia. Sou muito sensato e acredito muito no que vejo. Infelizmente no cruzeiro não houve mudanças.E para nossa tristeza domigo é dia de jogo contra um time que vive na zona do rebaixamento, e nós sabemos o que isso representa. É típicamente o jogo que o cruzeiro perde, para um timinho em uma situação ridícula dentro da tabela. Aguardemos

Walter Seixas disse...
26 de julho de 2010 às 10:22  

Isaac
Em nossa conversa deixei claro. Acho que o Cuca errou no jogo, não quero a demissão do técnico e o apoio sim dentro do campo, porém antes e depois dos jogos, se os erros continuarem o criticarei demais.

Walter Seixas disse...
26 de julho de 2010 às 10:22  

Izzabella Dias
As "pardalices" costumam vir de outros pardais. No Brasil, 95% dos treinadores são pardais.

Walter Seixas disse...
26 de julho de 2010 às 10:22  

Benalle
Também não vou dizer para você ler o blog do PC Almeida e cobrá-lo. Já que se ele aprova burrices... Bom, aqui eu não dei idéia nenhuma, no twitter deixei claro que não gosto de invenções, que sou contra o esquema tático que Cuca tenta impor (privando Diego Renan de atacar sendo ele um defensor apenas mediano) e principalmente que Cuca não tem peças de reposição. Assim cobranças aos errados, como eu acertei tenho todo o direito de escrever as críticas que eu achar coerentes. O simples fato do PC Almeida escrever não faz com que esteja certo, muito pelo contrário, se ele era "adilsete", "cuquete", "pecêzete" ou qualquer outro "ete" acerte as contas com ele. Definitivamente discordo caso ele tenha escrito algo que remeta as idéias bisonhas do treinador celeste neste último jogo.

Voltando a falar sobre sua opinião. Em tempos normais e comuns, escalar um time com improvisações e lançar mão de jogadores específicos era um "crime", colocar Jonathan no meio foi um teste feito por Adilson por 5 ou 6 vezes, em todas deu errado, infelizmente o Cuca não deve acompanhar o Cruzeiro tão bem.

Não elogie a atuação do Sebá, ele nada produziu, em ambos os gols o Cruzeiro contou com a sorte e competência de Henrique, nada mais.... minto, com a incompetência da zaga gremista (como o fraco Rafael Marques até sua saída) e com o "segundo melhor goleiro do Brasil"...

Afirmar que Paraná melhoraria o passe o traz a uma contradição absurda. O volante-meia celeste tem números terríveis neste fundamento, muito piores que Fabrício e Henrique, então se o intuito fosse melhorar a saída de bola, recuar e centralizar Everton poderia ser uma solução, poupando uma substituição.

Não sei se conhece a Arena do Jacaré, o treinador deve conhecer (é obrigado a conhecer). O campo é estreito e curto (apesar do Isaac ter números diferentes, o pessoal da Arena me confirmou as dimensões de Arena do Jacaré: 105 x 68m. Mineirão: 110×75m. Ou seja, nada propicio para um esquema com 3 zagueiros, com alas e que visa sobreposições com Rômulo e Jonathan. Sobre o gramado, nada tenho a dizer, ele é ruim para os dois, Douglas, Jonas, Maylson e Hugo também tem qualidade e não puderem mostrar nada.

Sobre comparações com o Adilson só irei fazê-las após a chegada dos reforços e após Cuca adaptar a equipe ao seu esquema, ele merece tempo e é injustiça lembrar que Adilson ganhou de Grêmio e São Paulo na Libertadores 2009 sem volantes, sem zagueiros e com 17 jogadores disponíveis... Enfim, sem comparações, é algo completamente sem noção as fazer.

Walter Seixas disse...
26 de julho de 2010 às 10:24  

Zirlei
Wellington e Reina não foram dispensados por Adilson. O primeiro fazia parte de um grupo com vários zagueiros, Reina saiu para que Dudu e Bernardo tivessem preferência, lógico que atrás de Ramires, Wagner, Gerson Magrão, depois Gilberto e Roger...
Agora se prefere acreditar que o Adilson ainda comanda o Cruzeiro prefiro não me envolver, a sua teoria da conspiração transpassa a tudo que já li em qualquer local.

Walter Seixas disse...
26 de julho de 2010 às 10:24  

Renan

Nas minhas últimas colunas eu digo isso: "A caça as bruxas não caçou a bruxa maior e responsável por tudo de ruim que acontece".
Vejam quem eram os responsáveis pelo Departamento de Futebol do Clube:
Zezé Perrella - Presidente
Gustavo Perrella - Vice-presidente de Futebol (o primeiro na escala hierárquica exclusiva para administração futebolística)
Eduardo Maluf - Diretor de Futebol (o segundo na escala hierárquica exclusiva para administração futebolística)
Atualmente temos:
Zezé Perrella - Presidente
Gustavo Perrella - Vice-presidente de Futebol (o primeiro na escala hierárquica exclusiva para administração futebolística)
Dimas Fonseca - Diretor de Futebol (o segundo na escala hierárquica exclusiva para administração futebolística)
Valdir Barbosa - Gerente de Futebol (o terceiro na escala hierárquica exclusiva para administração futebolística)

Enfim, devemos cobrar deles se não temos o técnico ideal e os jogadores ideais... Mas a torcida prefere tapar o sol com a peneira e fazer campanha para o Gustavo se eleger juntamente com o Itamar, que se eleito, deixa Zezé Perrella como suplente do Senado, com tudo para assumir a cadeira à qualquer momento...

ISAAC disse...
26 de julho de 2010 às 12:06  

Waltin

ok, entendido! temos a mesma opinião, mas ainda dou tempo ao CUCA o mesmo tempo que amigo deu ao AB e não está dando ao CUCA.

SOBRE NOSSA FALA ONTEM....DESANIMADOR! MAIS NADA A DIZER....APENAS A LAMENTAR. O PIOR É SABER QUE VC ESTÁ 100% CERTO.

Pelo menos vc me passou otimas informaçoes sobre o Farias, espero Waltin que vc esteja certo mais uma vez, porque ta foda velho!

ISAAC disse...
26 de julho de 2010 às 12:09  

sua resposta ao RENAN disse tudo...e onde devemos cobrar....mas saber que aí em MG cruzeirense tá fazendo campanha pro PERRELINHA e pro ITAMAR pro ZE PEREELA herdar vaga senado é de desanimar, dá vontade de largar tudo...chutar o pau da barraca.

0 disse...
26 de julho de 2010 às 12:10  

CONFIRA SEU TIME NA TABELA - para ver a charge de hoje:
CLIQUE AQUI - MARCIO MATA.

Benalle disse...
26 de julho de 2010 às 14:00  

Walter,

quando citei o PC, foi apenas uma referencia pro ele ter a msma opinião sobre o Adilson q vc.

E parece q vc acabou entendendo minha ideia, quando cita a disponibilidade de jogadores celestes.

Sobre Sebá, gostei da mudança no esquema, se o Gremio vinha com 3 zagueiros, 3 atacantes deveria equilibrar, e foi uma jogada de Seba e Jonathan q originou o escanteio, se não me falha a memoria...

Sobre Diego Renan, concordo com vc, podiam deixar um volante na cobertura dos laterais, q se revezariam no ataque, podia dar certo.

Parana como todos sabem nao erra mtos passes, nossa bronca é a falta de raça e objetividade, q um dia ele ja demonstrou.

Cruzeiro 2x1 São Paulo

Fábio;
Jonathan,
Thiago Heleno,
Leonardo Silva e
Gerson Magrão (Zé Carlos);
Henrique,
Fabrício,
Marquinhos Paraná e
Ramires;
Thiago Ribeiro (Athirson) e
Kléber


Cruzeiro 2x0 Sao Paulo

Fábio,
Jonathan (Thiago Heleno),
Leonardo Silva,
Léo Fortunato e
Gérson Magrão;
Elicarlos (Bernardo),
Henrique,
Marquinhos Paraná e
Wagner (Jancarlos);
Kléber e
Wellington Paulista

Cruzeiro 3x1 Gremio

Fábio,
Jonathan,
Thiago Heleno,
Leonardo Silva e
Marquinhos Paraná;
Fabinho,
Elicarlos (Jancarlos),
Henrique e
Wagner (Bernardo);
Kléber e
Wellington Paulista

Cruzeiro 2x2 Gremio

Fábio,
Jonathan,
Thiago Heleno,
Leonardo Silva (Anderson) e
Gerson Magrão (Elicarlos);
Fabinho,
Ramires,
Marquinhos Paraná e
Wagner;
Wellington Paulista (Thiago Ribeiro) e
Kléber

Ao q vemos, opções e volantes nao faltaram...

Adilson se acabar com suas panelinhas e invenções, motivos de pelo menos eu lhe pedir a saida, pode vir a ser um dos melhores treinadores.

Pelo seu texto, se da a entender uma certa alegria pelos erros, q vc realmente qer Cuca fora, vc poderia ter citado as condiçoes do gramado e a falta de jogadores ao menos, coisa q o fez apenas na pagina de comentarios, agora parece q entendi sua opiniao, "Acho que o Cuca errou no jogo, não quero a demissão do técnico e o apoio sim dentro do campo, porém antes e depois dos jogos, se os erros continuarem o criticarei demais. "


Benalle

Benalle disse...
26 de julho de 2010 às 14:02  

Agora, vamos esquecer o Adilson?

Benalle disse...
26 de julho de 2010 às 14:13  

Técnico improvisou porque sentiu que Wellington não estava pronto para jogar
Contra o Grêmio, foi Fabinho quem substituiu Gil, suspenso

Bruno Furtado - Portal Uai

(0) Comentários | Comentar | Votação | Tags:
Publicação:

26/07/2010 08:30

Atualização:

26/07/2010 09:34
O favorito para substituir Gil, suspenso, na partida de domingo, contra o Grêmio, era o jovem zagueiro Wellington, que passou um ano e meio emprestado ao Botafogo. No entanto, Cuca decidiu improvisar o volante Fabinho no setor ao lado de Caçapa.

O técnico entendeu que Fabinho vinha com mais ritmo de jogo, embora também seja reserva.

”As avaliações do Wellington não deixam você ficar tranquilo na escalação. Ele não está em condição de jogo. Apesar de ele estar aqui só há sete, oito dias, ter feito quatro treinamentos, ele não na condição de jogo. Ele jogou esse ano poucas vezes e a última acho ainda que foi no Campeonato Carioca. O Fabinho vem entrando e tem um conhecimento já com o Caçapa, com os laterais. Até pelo conhecimento que ele tem, a minha opção foi pelo Fabinho”, disse.

Na verdade, o último jogo de Wellington pelo Botafogo foi contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Brasileiro, em 2 de junho. (UAI)

Walter Seixas disse...
26 de julho de 2010 às 14:22  

Definitvamente eu desisto de discutir contigo Benalle ! A sua insistência em citar diferenças entre torcedores por preferências quanto à técnicos é irritante e inconcebível.

Sobre meu texto, escrevo para livre interpretação, como todos escritores o fazem. Enfim, interpretação sua e não vou me extender quanto ao assunto. Sua visão míope e deturpada o faz acreditar em coisas não citadas e cria entrelinhas sem qualquer fundamento.

Forte abraço e espero que não se sinta agredido, mas seus argumentos acima explícitos jamais foram ditos por mim é um interpretação particular sua. Inclusive a questão "alegria". Alegria que tenho de não mais responder a um torcedor que entende que eu, com cruzeirense, estou feliz com o que vi ontem simplesmente para comprovar teorias idiotas e mutáveis.

Difícil...

Benalle disse...
26 de julho de 2010 às 17:22  

Walter,

dá um tempo cara, oq eu falei foi q seu texto deixou a entender certas coisas q pareceb q o senhor realmente nao quiz dizer, não fui o unico a pensar assim, é só ver os dois primeiros comentarios do Isaac.

Unknown disse...
26 de julho de 2010 às 20:45  

senhor walter não conspiro contra ninguém , qualquer um de boa memoria lembra muito bém que o cuca falou abertamente que se preciso fosse pediría a ajuda do adilson já que conhecia muito bém o grupo , só um míope para não dizer burro para não ver que ontem tinha tudo do adilson naquele jogo e se voce não sabe o adilson esteve exatamente essa semana na toca da raposa cuidando das papeladas da recisão de seu contrato coincidencia não ?
estranho voce não saber disso voce mora bém perto da toca eu estou a quase mil km daí e tenho essa informação . e também nem sei porque comentar em coluna sua né , nem no meu blog voce aparece ? mais não sei se percebeu fiz esse comentario no meu blog e resolvi colar ele aqui e no blog do benny , e pelo visto nem o dono desse blog e nem o benny ficaram tão aflingido assim com meu comentario alías parece que eles pensam mais ou menos do mesmo jeito será que eles também estão conspirando ?

Benalle disse...
26 de julho de 2010 às 21:32  
Este comentário foi removido pelo autor.
Benalle disse...
26 de julho de 2010 às 21:34  

Isso aki já ficou chato, ta certo q as colunas polemicas dão mais comentarios masfica chato, to com o Zirlei, e Walter, vcsabe sim, fazer grandes colunas, mas essa no minimo confundiu alguns.

Leônidas Cruzeirense disse...
26 de julho de 2010 às 23:21  

E a Seleção hein? Que porcaria de convocação. É FATO!

Leônidas Cruzeirense disse...
26 de julho de 2010 às 23:22  

Amanhã atualizo o Bolão BLC. Hoje ficou muito tarde. É FATO!

Leônidas Cruzeirense disse...
26 de julho de 2010 às 23:23  

Até hoje o "Vamos aguardar" continua rendendo nos blogs. É FATO!

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW