Análise Grupo 7 da Libertadores da América 2010: Vélez Sarsfield

10 de fev. de 2010 ·


Salve bLC!

Desculpem a demora, mas o post voltado para nosso primeiro adversário atrasou um pouco. Trabalho, fisioterapia e faculdade pesaram de ontem pra hoje.

Enfim, vamos falar do Velez...

Vélez Sarsfield

Club Atlético Vélez Sarsfield ou "Liniers", ou "El Fortín" (como é chamado por causa do seu estádio) adotou uniformes diferentes em sua história, chegaram a jogar com uma camisa semelhante a do Fluminense e hoje em dia utilzam uma camisa branca com um "V" azul no peito.

O clube não detém grande torcida e tem a maioria dos "hinchas" localizados em um bairro de Buenos Aires chamado Liniers.

José Amalfitani, o maior dirigente da história dos "Liniers" pouco coquistou pelo clube, veio a falecer em 69 e até aquela época apenas tinha conquistado dois títulos pelo clube argentino e sua maior conquista foi ter construído o estádio onde atualmente seu clube manda os jogos. Os velezanos acabaram por dar o nome do ex-presidente para o estádio que foi batizado como José Amalfitani, ou "Nuevo Fortín" após a reforma feita para hospedar a Copa do Mundo de 1978.

Houve um outro ídolo da equipe, o maior de todos os tempos: Carlos Bianchi, sim o mestre Bianchi foi ídolo da equipe e hoje em dia, após abandonar o cargo de diretor técnico do Boca, está desempregado.

A arrancada para as glórias ainda demorou a acontecer, os Liniers só começaram realmente a se tornar um força a partir da década de noventa, vencendo o Campeoanato Argentino, a Libertadores, a Recopa Sulamericana e o Intercontinental (Munial). Veja os títulos da equipe:

Campeonato Argentino Segunda Divisão: 43
Campeonato Argentino: 68 / 93 (Clausura) / 95 (Apertura) / 96 (Clausura) /98 (Clausura) / 05 (Clausura) / 09 (Clausura)
Recopa Sulamericana: 97
Copa Mercosul: 96
Supercopa: 96
Copa Libertadores da América: 94
Copa Intercontinental: 94

Apesar dos poucos títulos, somos literalmente fregueses do Vélez e nunca vencemos a equipe oficialmente jogando fora de casa. O saldo total dos confrontos fica 4V - 1E - 1D para a equipe argentina, que por mim é uma das que menos gosto.

Atualmente o clube tem como pilar o excelente técnico Ricardo Gareca (foto acima) que levou o Vélez a levantar a taça do Clausura 2009 com a ajuda de Maxi Moralez (foto logo abaixo) e Sebá Dominguez como dois dos pilares da equipe.

No último torneio nacional disputado o Vélez não esteve tão bem e terminou o Apertura 2009 em 5º lugar, em 19 jogos (10V 4E 5D) 34 pontos, com o segundo melhor ataque (29 gols, apenas um abaixo do primeiro colocado, o Independiente) e com uma defesa regular (sofreu 21 gols).

No Clausura 2010 o Vélez lidera com 2V e 1E, na última rodada venceu o Gimnasia La Plata por 2 - 1 no José Amalfitani jogando com 9 jogadores reservas. A prioridade completa é a reconquista da América já que o clube alviceleste comemora 100 anos em 2010 e quer soprar as velas em Abu Dhabi no final do ano.

Gareca (que faz 52 anos hoje) monta a equipe no tradicional 4-3-1-2 que quando busca ofensividade se transforma em um 4-1-2-1-2. Sua escalação prioriza o ataque e sua equipe joga muito ofensivamente, seus principais nomes estão no setor, sendo o craque da equipe o baixinho e habilidoso camisa 10 Maxi Morelez.

Apesar da estrela ser Moralez a constelação velezana não vive só do pequeno. Santiago Silva (foto ao lado), artilheiro do Apertura 2009 pelo Banfield regressou a equipe após empréstimo e forma a dupla de ataque com o habilidoso Rodrigo López.

A formação da equipe privilegia um estilo de jogo muito próximo ao adotado por Adilson Batista com muita velocidade na transição ataque e defesa, excelente compactação do meio-campo e com a mescla na dupla de ataque com um velocista e um centro-avante.

Três grandes duelos devem ser travados na partida. Um deles pode não acontecer caso o lateral-esquerdo Emiliano Papa (titular da seleção do D10s Diego Armando Maradona) versus Jonathan. Outros dois aconteceram com certeza: Nicoláz Otamendi (também titular de Maradona, mas não pela zaga, como atua no Vélez, mas pela lateral-direita - foto ao lado) versus Kléber e Maxi Moralez versus Henrique.

Equipe base

Gérman Montoya
Fabián Cubero / Sebastián Domínguez / Nocolás Otamendi / Emiliano Papa (atualmente se recuperando de lesão)
Nicolás Cabrera / Leandro Somoza / Víctor Zapata
Maximiliano Moralez
Rodrigo López / Santiago Silva

Técnico: Ricardo Gareca

O plantel tem média de idade de 24,32 anos, tem altura altura média de 1,78m e peso médio de 73kg.

Sem mais.

Saudações alvicelestes.

Walter Seixas
walter.sn@hotmail.com
http://www.twitter.com/waltinTFC


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Club_Atl%C3%A9tico_V%C3%A9lez_S%C3%A1rsfield
http://www.velezsarsfield.com.ar/index.php
http://www.ole.clarin.com/velez.html
http://www.ogol.com.br/equipa.php?id=2223&search=2&search_string=v%E9lez&menu=esc

BOLÃO BLC: Deixe seu palpite AQUI.

Deixe seu comentário para o espetáculo de logo mais AQUI.

9 comentários:

Leo Victor Curvelo disse...
10 de fevereiro de 2010 às 15:30  

Adversario, teoricamente, muito dificil! Pode não ter uma tradiçao de Boca, River, mas está sendo um dos melhores times da Argentina hoje! Fora que tem o fator de estar em seu centenario, o que dá aos mesmos um apetite a mais! Um empate já é um resultado muito bom! Vitoria de 1X0 é excelente!

Leônidas Cruzeirense disse...
10 de fevereiro de 2010 às 15:32  

BOLÃO BLC: Deixe seu palpite AQUI.

Deixe seu comentário para o espetáculo de logo mais AQUI.

Leônidas Cruzeirense disse...
10 de fevereiro de 2010 às 15:33  

SOU MAIS O MEU CRUZEIRO. É FATO!

Unknown disse...
10 de fevereiro de 2010 às 15:48  

Esse Vélez é um perigo minha gente!!! temos que ter cuidado e não entrar de salto alto depois da histórica goleada da última quarta. No entanto, sou, tb, mais o meu Cruzeiro!!! Kléber neles!!!

Pablo Avelar disse...
10 de fevereiro de 2010 às 15:49  

Boa Waltin,
Como disse o Leo acima e todos nós já sabemos, o time argentino é, em tese, o mais complicado, ainda mais pelo fato desse ano ser o centenário do clube, o que aumenta ainda mais a pressão para o Vélez fazer uma boa campanha na Libertadores, e conquistar, quem sabe, o bi-campeonato da competição. Só uma correção: Já vencemos a equipe do Vélez fora de casa sim, em 6/02/71, no La Bombonera, por 6 x 3, em um amistoso, ou será que não conta, Waltin? rsrs

PC

Bruno disse...
10 de fevereiro de 2010 às 16:02  

Missão dificil bater esses Hermanos aih!
Mas se o Kleber e o T. Ribeiro tiverem num dia inspirado, e o Gil não sair chutando tudo...sapecamos eles!

Bruno M.

Nilsão disse...
10 de fevereiro de 2010 às 16:08  

SOU MAIS O MEU CRUZEIRO!

Walter Seixas disse...
10 de fevereiro de 2010 às 19:11  

Zuar as #frangas ao vivo no Sportv Tá na área não tem preço.
Participação minha no Tá na área foi finaaa!!!

Danilow disse...
10 de fevereiro de 2010 às 21:10  

Sem sombra de dúvida é o nosso principal adversário no grupo e enfrentá-lo de ínicio pode ser bom para entrarmos com tudo na competição e já fazer o jogo mais difícil da chave no começo.

Em tradição e força em campo vencemos com folga, vamos com audácia pra vencer estes argentinos FDPs!

DZ!

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW