A volta do mata-mata.

29 de set. de 2009 ·

Rumores cada vez mais fortes estão indicando a volta do mata-mata ao Campeonato Brasileiro. Os Srs são contra ou a favor?

Na minha opinião, será um grande retrocesso se isto se concretizar. Mata-mata é para clube sem estrutura que não tem condições de se igualar aos grandes e num golpe de sorte consegue ser Campeão.
Vejam, por exemplo, o nosso velho e bom Atlético Vespasiano, simplesmente sumiu depois dos pontos corridos. Chegou até a ser vergonhosamente rebaixado, mostrando toda a incompetência dos seus dirigentes. Agora depois de sete anos é que vem fazendo uma campanha razoável.
Mata-mata premia a incompetência. Sou totalmente a favor dos pontos corridos. É FATO!

10 comentários:

Nilsão disse...
29 de setembro de 2009 às 08:42  

TAMBEM SOU CONTRA O MATA MATA, IMAGINEM SE AQUELE JOGO DO PALMEIRAS FOSSE UMA FINAL.

Danilow disse...
29 de setembro de 2009 às 09:30  

Fala segundos e terceiros colocados no bolão, hehe.. aqui quem fala é o líder..

Acho que esta proposta da globo é uma tentativa para reerguer o futebol carioca, que está sendo dilacerado nos pontos corridos e tentar tirar um pouco a hegemonia paulista. Ela está correta? Em parte sim, o futebol brasileiro entrou num marasmo onde poucos dominam.

Mas acho que mudar a fórmula não é o ideal, ainda mais para um método tão ultrapassado e tão injusto, acho que nenhum país adota mais este tipo de competição. Seria um regresso se isto ocorresse.

Atualmente tivemos na Europa, precisamente na França, um domínio muito grande do Lyon que angariou muitos títulos seguidos, não sei se foi 6 ou 7. Não pensaram em mudar a forma de disputa, conservaram esta forma mais justa de competição e o campeonato voltou a ser disputado. O que houve foi uma tendência natural de melhora dos clubes, vendo-se muito distantes do hegemônico Lyon os clubes foram forçados a buscar a mudar suas formas de administração e de jogo para evoluir. Hoje o futebol deles está nivelado por cima.

No Brasil temos sim que achar formas para levar estes times a evolução, acho que a primeira coisa era nivelar as distribuições financeiras, pagando mesmas cotas de tv e dando mais espaço aos times fora do eixo.

Voltar ao mata-máta não é tentar nivelar o futebol nacional, é tentar favorecer outro estado, no caso Rio. E isto seria pior ainda!

Esta é minha visão!
DZ!

Walter Seixas disse...
29 de setembro de 2009 às 10:15  

Salve bLC!
Bom, acabei de publicar no BC um texto sobre o calendário do futebol brasileiro (se trata de um estudo que fiz para um artigo acadêmico). Passem lá e dêem uma olhada.

Abs.

0 disse...
29 de setembro de 2009 às 11:02  

MEIO TIME PENDURADO COM DOIS CARTÕES AMARELOS. Confira a charge no http://www.dzai.com.br/marciomata/blog/charges - Obrigado. MARCIO MATA.

Niltonfix disse...
29 de setembro de 2009 às 15:16  

Sou totalmente contra, acho que o sistema Pontos Corridos mais competitivo e mais justo!

Pablo Avelar disse...
29 de setembro de 2009 às 15:33  

Fala galera do bLC,

Tbm,como a maioria,sou contra a volta do mata-mata no Campeonato Brasileiro,pois como o Leonidas disse no post,é preciso muito mais que um time para ir bem no Brasileiro,e sim um bom elenco,pois além de ser muito grande,ocorre vários problemas de lesões,cartões etc,e é preciso ter um elenco a altura para substituir os jogadores.Além,é claro,de uma boa estrutura.

Desde que foi implantado o a "Era dos pontos corridos" sempre são os mesmos times que disputam o título,são eles:Cruzeiro,Santos,Inter,São Paulo,Corinthians,Palmeiras.Conclusão:desde 2003,quando foi implantada essa fórmula,APENAS o Cruzeiro venceu o Brasileirão,e o SPFW tem um dominío soberano ultimamente.

Nãos sou a favor,mas outras mudanças seriam bem vindas sim.Vamos ver o que vai acontecer...

PC

H.Noce disse...
29 de setembro de 2009 às 17:39  

Danilow, não só na França, na Europa inteira são sempre os mesmos times que ganham o campeonato.

Eu penso que quem não tem competência que não se estabeleça. Os pontos corridos favorecem o melhor nas condições normais (sem roubo)! Acho que essa bobagem não passa, inclusive o campeonato ficou mais rentável depois de de 2003, os estádios mais cheios...

Walter Seixas disse...
29 de setembro de 2009 às 19:50  

dW o Lyon ganhou 7 títulos e forçou a times tradicionais franceses como Bordeaux, Olimpique Marseille e PSG a se reformarem, o Bordeaux retomou a coroa e o PSG passa por um processo de mudança desde a política do clube até dentro das quatro linhas. O O.Marseille classificou-se para Champions League e já é vista como favorita ao título.
Penso assim, quando o planejamento de um time é bem feito, ele briga por títulos durante o ano.
Vide Cruzeiro 2009: Planejamos ser campeões da LA09, quase conquistamos o título, porém no planejamento contávamos que abriríamos mão do Brasileirão, pensando tanto neste título como no Mundial.
Não ganhamos por mera obra do "destino" (segundo nome dado ao TH, Gérson Magrão, Wagner e Ramires) e foi tudo por água abaixo...

Danilow disse...
29 de setembro de 2009 às 21:23  

Em campeonatos de pontos corridos a técnica se sobressai, por isso a qualidade superior de alguns elencos colocam certos times num patamar superior. Isto também é aliado a um bom planejamento e uma administração competente, que leva a certos clubes criarem uma hegemonia.

Isto é uma tendência natural, que não ocorre quando se tem campeonato decidido por mata-mata pois neste antigo modelo, fatores como a sorte influem muito. Acho que não privilegiar o futebol mais técnico e clubes mais bem estruturados, farão o futebol brasileiro ter um nível mais baixo do que o atual.

Agradeço os amigos Helena e Neto por completarem meu raciocínio, entenderam a idéia que eu quis passar e tocaram a bola! Issae!

DZ!

Walter Seixas disse...
29 de setembro de 2009 às 21:44  

Valeu dW!

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW