Análise do Dom Joker

21 de jul. de 2009 ·


Salve bLC!

Bom, os corneteiros terão de se render (ao menos com relação a essa partida), o Cruzeiro foi o Cruzeiro.

AB acertou em tudo e o time bateu o Santo André (que vinha aprontando com os times grandes durante o Campeonato Brasileiro) com muita autoridade, sofrendo pouquíssimos sustos.

Bom, acho que as críticas devem ser inteligentes e devemos e nos render a inteligência demonstrada por AB nessa última partida.

Enfim, começou a arrancada rumo a Libertadores 2009 e após a guerra perdida, começamos outra e agora com Guerrón.

ANÁLISE TÁTICA

Adilson Batista, vulgo ASNO, porém neste jogo, se mostrou como Professor ASNO!
Montou uma equipe coesa, forte, sem sequer um zagueiro e de erro mesmo só a aposta no WP.

AB com a linha de defesa com três volantes ao invés de 2 zagueiros e um volante (que costuma fazer o papel de líbero).
Seu time foi compacto, com muita mobilidade e diversas alterações táticas no ataque e na defesa. Vejamo-las:

*3-4-1-2 defendendo:

Sua linha defensiva era formada por Fabrício mais recuado como líbero e Henrique e Fabinho como zagueiros postados mais a frente.
Contou com uma primeira linha no meio campo que começava da direita com Jonathan, passava por MP e Elicarlos no meio e G. Magrão na esquerda. Logo à frente tinha Bernardo que era o armador da equipe municiando a linha de ataque com Kleber e WP.

*3-2-3-2 atacando:

Nessa formação os alas, GM e Jonathan se juntavam à Bernardo na armação, sendo que Elicarlos e MP apoiavam, porém mais contidamente para dar cobertura aos alas.

*3-2-4-1 com a substituição de TR no lugar de WP:

No retorno do intervalo AB recuou Elicarlos para defesa, liberou Fabrício para apoiar pela direita, passando MP para apoiar pela esquerda (o 2 no meio campo, citado na formação acima).
Continuou como o apoio dos laterais no meio, porém com TR recuado para armação junto com Bernardo, compondo uma linha de quatro que armava para Kleber finalizar.

*3-4-2-1 com a substituição de Diego Renan no lugar de Bernardo:

AB apostou em Magrão no meio campo fazendo companhia ao recuado e ponteiro TR, abrindo Diego Renan pela ala esquerda.
Manteve o trio de defensores com Henrique, Fabinho, Elicarlos e compôs o meio campo com Fabrício e MP, com os alas recuados.

*3-4-2-1 com a substituição de Vinícius no lugar de Jonathan:

Nessa última substituição AB apostou na linha de zagueiros com Henrique, Fabinho e Vinícius e uma linha de quatro jogadores no meio, formada (da direita para esquerda) por MP, Fabrício, Elicarlos, Diego Renan.
Compondo o meio campo, mais avançado, pela direita, Tiago Ribeiro e pela esquerda, Gérson Magrão.
E por último no comando de ataque, o Gladiador, Kleber.

ANÁLISE TÉCNICA

(G) Fábio – Errou em uma saída do gol, onde passou a bola errado e propiciou o momento de maior perigo do Santo André, porém nos salvou se recuperando do erro de maneira magistral. Em outros lances foi perfeito como vem sendo. NOTA: 7

(L/V) Fabrício – Um leão em campo parece que está voltando a reencontrar o seu bom futebol. Infelizmente o perdemos para a próxima partida diante do Fluminense. NOTA: 7

(Z) Henrique – Mais uma boa partida do volante/zagueiro, errou 5 passes apenas durante o jogo, para ele, isso é muito pouco. Acredito que pode continuar sendo aproveitado dessa forma, dando mobilidade tática ao treinador caso tenha que alterar o esquema. NOTA: 7

(Z) Fabinho – Perfeito. Acho que atua em qualquer posição que for necessário! Brincadeiras a parte, fez mais uma excelente partida, desarmou muito bem e só errou 4 passes (sempre que os nossos marcadores acertarem seus passes e ligarem bem o jogo como o meio campo, teremos grandes chances de vencer). NOTA: 8

(AD) Jonathan – Está tentando reencontrar o bom futebol, vem sendo aproveitado mais ofensivamente, propiciou boas ultrapassagens, mas péssimos cruzamentos. NOTA: 5

(V) Marquinhos Paraná – Jogando mais adiantado, como segundo volante rende tão bem como líbero e como primeiro volante, após uma partida irregular diante do Corinthians, voltou a se portar bem em campo e ajudou tanto na defesa quanto no ataque, porém não com a desenvoltura que vinha tendo. NOTA: 6

(V/Z) Elicarlos – O menino é raçudo! Atacou quando necessário, tentou alguns chutes e quando foi para a defesa foi muito melhor. Foi um jogador importante no esquema celeste, porém ainda não merece ser titular da equipe. NOTA: 6

(AE/M) Gérson Magrão – É o que temos. Tem boa presença no ataque, faz bons lances, puxando bons ataques com boas arrancadas, porém foi mal nos cruzamentos (melhor do que o Jonathan) e nos passes. Vale sempre pelo esforço e dedicação. NOTA: 5

(M) Bernardo – Melhorou após diversas exibições ruins, porém terá uma longa caminhada para ser titular. Não me canso de dizer que se jogar mais recuado, como jogava no time de juniores, será titular tranquilamente. Com relação à bolas paradas, ele é excelente, às vezes vale a pena tê-lo em campo somente para bater escanteios e faltas. NOTA: 6

(A/CA) Kleber – Mais uma partida onde Kleber mostra que é diferenciado, perde gols pelo excelente posicionamento, porém sempre deixa sua marca. Fora a luta, a força e a qualidade de seus passes. NOTA: 7

(CA) WP – Fraco, não merece a titularidade, não acrescentou nada ao time. NOTA: 3

Substitutos

(A) TR – Entrou no time, se movimentou e proporcionou uma melhora grandiosa na equipe. Irá compor um trio ofensivo (como já esboçou o AB) muito bom como Guerrón e Kleber. NOTA: 8

(AE) Diego Renan – O garoto entrou bem, rápido, e interessado em mostrar serviço. Acabou por fazer o segundo, gol, belo gol por sinal. NOTA: 7

(Z) Vinícius – Entrou na zaga e apenas compôs a equipe que já estava bem, ajudando a segurar o resultado. NOTA: 6

3 toques

a) E o AB: Sorte ou Competência? Eu tinha citado essa escalação (com exceção do WP) e apostava nela como a correta. Parabéns ao treinador.
b) Guerrón vem aí, AB já disse que quer TR e ele no time, ou seja 3 atacantes. O que acham? Eu venho dizendo isso há tempos: É a melhor escalação para o time.
c) A arrancada começou. Porém para onde vamos? Sulamerica, Libertadores ou título?

Sem mais.

Dom Joker
ACIMA DE TUDO O CRUZEIRO! FORZA CRUZEIRO!
http://analisesdomjoker.blogspot.com
Análises técnicas e táticas sobre os próximos adversários celestes.


*Arte: DaniloW

50 comentários:

Tetra da Copa do Brasil disse...
23 de julho de 2009 às 15:16  

Salve Dom JOKER.

Assisti apenas ao segundo tempo. E gostei do que vi, muita vontade e aplicação. AB foi competente. Guerrón, prefiro aguardar pelo desempenho dentro de campo, por enquanto ele é uma boa expectativa. Vamos ao titulo, esta é a meta.

O que o amigo acha de uma dupla de zaga formada por Fabinho e Leo Silva?

Diego Renan tem mais futuro na lateral ou como meia?

Grande abraço Dom. Valeu!

Heder disse...
23 de julho de 2009 às 15:28  

Boa análise, Dom Joker.

Só não vi melhora nenhuma no Bernardo. Achei a atuação dele muito discreta. Somente apareceu para bater faltas/escanteios. Não acredito nesta história dele estar rendendo mal por estar jogando fora da posição. E ter um jogador no Cruzeiro somente para bater faltas e escanteios é o fim da picada...

RODOLFO disse...
23 de julho de 2009 às 15:33  

Fala Dom, beleza?

Vou ficar devendo mais essa. Não pude ver o jogo.

a) Sorte ou competência? Fico com a segunda opção. Há quantos jogos o AB vem acertando hein? Acho que já é um recorde. Antes ele acertava uma e errava duas ou mais.

b) Guerron, Ribeiro e Kleber. Show de bola, mas vamos esperar pra ver as funções pedidas pelo titio. Estou sonhando com a forma que joga o Barcelona. Os 3 atacantes (Messi, Henry e Eto'o) marcando muito a saida de bola do adversário.

c) Com o Guerron e sem desmanche? Titulo!

Nilsão disse...
23 de julho de 2009 às 16:15  

CONCORDO COM VC RODOLFO, O GUERRON E UMA JOGADOR DE MUITA VELOCIDADE E MUITA RAÇA, O KLEBER E O RIBEIRO TAMBEM, ENTÃO VAMOS DE 3 ATACANTES E NINGUEM VAI NOS SEGURAR.

Danilow disse...
23 de julho de 2009 às 17:04  

Porra, cada dia melhor e mais sucinta a análise, pode virar administrador esportivo e ceder os números ao scout on-line do bLC.. hehehe.. tem tudo no post pow! Achei bem bacana e assino em baixo, respondendo os 3 toques:
a)Sorte
b)3 atacantes sim
C)Brigar forte pelo título e ir pra Libertas.

DZ!

Pablo Cruzeirense disse...
23 de julho de 2009 às 17:05  

Salve Dom Joker!

È isso aí meu caro,mais uma bela análise,como sempre,e to precisando pegas "as manhas" com vc hein ;-)

Sobre os toques:

1)Dessa vez vou ter que admitir que foi competência do AB,que soube muito bem escalar a equipe com todos os desfalques e ainda acertar nas substituições,que acabaram originando em gols.
2)Eu acho uma boa sim jogar no 4/3/3,com Guerrón e T.Ribeiro pelos lados,e o Kléber mais fixo na área.Meu time no 4/3/3 ficaria assim:

----------------Fábio--------------
--Jonathan---LSilva----#---------Gilberto--
------Fabrício----------Fabinho-----
--------------MParaná--------------
-------TRibeiro---------------------
--------------------------Guerron---
------------Kléber------------------

# = Reforço

Com um meio-de-campo com 3 volantes,tradicional do esquema 4/3/3,que está sendo muito adotado nas categorias de base dos Clubes,e com isso,o "Camisa 10" está correndo sérios riscos.Mas poderíamos jogar com o Guerrón de meia também,ajudando no meio-de-campo,o que ele também sabe fazer,ou colocar o Gilberto de meia também seria uma opção,o que provavelmente acontecerá,pois ele ja tem uma idade avançada para correr na lateral do campo.

O que acham??

3)O grupo do Cruzeiro é muito bom sim,um dos melhores doo Brasil,com jogadores importantes,como Kleber,Fabio,LSilva,Fabinho etc,e eu acredito que não ficará muito tempo nessa posição ruim na tabela.Pelo menos,com uma vaga entra os 4 primeiros,nos ficamos,tranquilamente.

ps.:Agora é que eu quero ver.Corinthians sem Duglas,Cristian e André Santos,SPFW sem Hernananes talvez etc.Quem conseuir manter um bom elenco até o final do ano pode levar vantagem,com 22 titulares,não apenas 11 ;-)

Sem mais!

PC

Salomon disse...
23 de julho de 2009 às 17:18  

Três atacantes?

Sei não.

Já vi esse filme.

É a velha história do brasileiro que foi morar no Japão: nem aprendeu o japonês e esqueceu o português.

Walter Seixas disse...
23 de julho de 2009 às 17:41  

Salve bLC!

Tetra:
- Eu acho que Fabinho e Henrique com o L.Silva na sobra, se não, tira o Henrique e a zaga tá pronta. Não gosto do TH.
- Pra mim D.Renan deve ser aproveitado no banco! Reserva do ala esquerdo ou do direito. Bom, não o acho um bom lateral, não marca muito bem, seria bom como segundo volante também.
- Perguntou mas não disse o que acha. O que acha amigo?

Heder:
- Bernardo é terceiro homem de meio campo, e ele próprio está se queimando. Ah, entenda como brincadeira colocá-lo apenas pelas bolas paradas...rsrs

dW:
- Tô tentando atender o pessoal diminuindo o texto. Quero que mais gente leia e tenha interesse em analisar o posicionamento e a tática da equipe. Para ter maior noção quando criticar o time e principalmente o técnico.rsrs

PC:
- Obrigado mais uma vez pelo elogio. Você me acompanha já tem um tempo bom viu...como foi no Cartola no começo da rodada? Eu fui mal...42,6 pts e faltam apenas 3 para pontuar. M.Paraíba, J.Henrique e Mano M.
- Escalação excelente a sua! Quase a que eu quero. Com esse time que escalou chegamos ao G-4!

Salomon:
- Mestre, porque não três atacantes?

Abraços,

DJ

RODOLFO disse...
23 de julho de 2009 às 18:08  

No site AS.COM (é uma especie de globoesporte.com da espanha) estão dizendo que o Guerron ja esta em BH fazendo exame físico e logo depois seria anunciado.

Lá tambem diz que ele não se adaptou ao estilo espanhol e teve problemas de relacionamento com alguns companheiros, citaram até os nomes.

Foi titular absoluto durante um tempo mas aos poucos foi perdendo espaço entre os titulares, chegando ao ponto de sequer ser relacionado em algumas partidas.

Eu acho isso ótimo. Minha única preocupação é se ele está feliz com essa transferência.

Pelo visto, pior do que estava não pode ficar.

Mesmo que estivesse pensando em outro destino, o exemplo do Kleber está ai, não queria vir, agora não quer sair.

Pablo Cruzeirense disse...
23 de julho de 2009 às 18:16  

Fala Dom,

Ufa,até que enfim gostou da minha escalação hein,a primeira que ficou boa realmente ;-)
Valeu!

Enquete:Qual a escalação ideal para galera do bLC com a chegada dos reforços??

@Dom,Prefiro falar sobre CartolaFC no teu Blog,to ate acostumado a dar uma visita diária por lá,e é um privilegio para mim poder participar dele.Vo dar uma passada por la e te respondo.
Fui!

PC

RODOLFO disse...
23 de julho de 2009 às 19:35  

PC e DOM, CADE O WAGNER?

Ele não joga mais no time de vc's?

Em 90 minutos deixou de ser um grande jogador e se tornou um pereba?

Estou vendo muita gente culpar o Wagner pelo vice. As vezes até de forma incosciente.

Ninguém exalta a atuação do BRAÑA, que marcou o Wagner na maior parte do tempo.

Engraçado é que se o henrique tivesse sido capaz de anular o Veron, estariamos gritando: "Henrique seleção" até hoje.

Mas o Braña não joga no cruzeiro né. Então não podemos admitir que ele tenha feito um jogo impecável.

Parabéns ao tecnico deles, que colocou o melhor marcador, um verdadeiro cão de guarda, de olho no nosso homem de criação.

Penso que se o marcador do Wagner fosse um GUIÑAZU da vida, teriamos mais facilidade em compreender o pouco futebol do Wagner na final.

Mas o BRAÑA ninguém conhecia, era um Zé Qualquer em quem (PRA MUITOS) o Wagner tinha obrigação de deitar e rolar.

Lá na Argentina, ninguem diz que Wagner sumiu do jogo. Dizem que BRAÑA, SCHIAVI e DESABATO foram impecáveis.

O Wagner está pagando pela nossa ignorância.

Na minha modesta opinião, o baixo rendimento do Wagner, tem a ver com o pessimo futebol do Wellington Paulista, esse cara só atrapalha.

Armar jogadas pra esse cidadão é uma tarefa desumana.

Tirem suas próprias conclusões, ou esperem pra ver o Wagner jogando ao lado do Kleber e Guerron. Depois voltamos a falar sobre o nosso camisa 10.

RODOLFO disse...
23 de julho de 2009 às 19:38  

ERREI....."Penso que se o ***BRAÑA*** fosse um Guiñazu da vida..."

faz sentido agora? =)

Unknown disse...
23 de julho de 2009 às 19:49  

ta com tempo ? quer matar a saudade do guilherme ? como tira gosto do próximo jogo assista na íntegra cruzeiro 1 x 0 fluminense
38 rodada do brasileirão 2008
http://blogzirleipereira.blogspot.com/

Walter Seixas disse...
23 de julho de 2009 às 19:56  

Salve Rodolfo!

Minha escalação ideal contempla o Wagner, porém de meia pela esquerda.

Fábio(G)
Henrique(ZD)/L.Silva(ZC)/Fabinho(ZE)
Jonathan(MD)/Fabrício(V)/MP(V)/Wagner(ME)
Guerrón(PD)/Kleber(CA)/TR(PE)

Porém não acho a escalação do PC ruim, no 4-3-3:

Fábio(G)
Jonathan(LD)/L.Silva(Z)/Fabinho(Z)/Gilberto(LE)
Fabrício(V)/MP(V)/Wagner(MA)
Guerrón(PD)/Kleber(CA)/TR(PE)

Walter Seixas disse...
23 de julho de 2009 às 19:57  

Gostou PC?

ALDO disse...
23 de julho de 2009 às 20:14  

PITERODOLFO,

Tá com febre meu garoto......
Esquema do Barcelona kkkkkkkkkkk Nem de Guaiaquil.
É FERROLHO Mesmo. 2 Laterais que pouco apoiam. 4 volantes, 2 Zagueros fixos e 2 atacantes p/ disfarçar.
A Zaga pega a bola, dá um bicão no rumo dos atacantes e dominem se puder. 1x0 é goleada!

ALDO disse...
23 de julho de 2009 às 20:17  

OBS: O Fabinho é zagueiro de origem DON JOKER, foi adiantado p/ meio e se deu bem. É o Caso do Dario Pereira-Piazza entre tantos.

Walter Seixas disse...
23 de julho de 2009 às 20:19  

Salve Aldão!

Leu o post? Gostou?
Dá seu comentário ae, afinal, vc, Isaac (que sumiu!), Rodolfo, Tetra, PC, dW, LC, Salomon e Zirlei foram alguns dos primeiros a ler o que eu escrevo.

Abraços,

DJ

ALDO disse...
23 de julho de 2009 às 20:24  

Essa Escalação sua DON JOKER, se seria possível se o Bruxo ÊNIO ANDRADE estivesse no comando, opu o Zezé Moreira-Minelli-Oswaldo Bradão-Telê ou alguem que reamente jogasse p/ ganhar.
Com o camiseiro, ela nunca vai acontecer.

AMAURY disse...
23 de julho de 2009 às 21:42  

gostei muito da contratação do guerron como elenão é um atacante nato ficaria ótimo se o zezé colocasse a mão no bolso e trouxese o fernandão que esta dando sopa aí ficaria um elenco fórtissimo mais isso é querer de mais do zezé mais de qualquer forma foi uma bela contratação e uma boa resposta para o kalil

ALDO disse...
23 de julho de 2009 às 21:47  

GRANDE DON JOKER,

Lí e Gostei.
Há coisas que diferem a nossa maneira de enxergar-pensar ou analizar.
Mais leio seus comentários sempre.
Como diz o amigo: Sempre temos algo a aprender, com passoas que domonam o conhecimento do Futebol.
Pessoas como vc DON JOKER, sempre tem algo a crescentar de Forma positiva.

Aguardamos um Tópico seu, no Zirlei Pereira. Seria uma honrra p/ todos nós, ler e debeter um Tópico ou ema análise sua.
Agradeço Antecipadamente!
Abraços!

Pablo Cruzeirense disse...
23 de julho de 2009 às 22:50  

Salve bLC!

@Dom,gostei,mas na sua segunda escalação so na concordei com o Gilberto na LE,pois na minha modesta opinião,ele não veio para jogar na LE(infelizmente),pois como ja está velho(33 anos neh?) não guenta correr muito mais atras dos outros na lateral,vide o Junior do Gaylo.O AB ate chegou a dizer que poderia colocar o Gilberto no meio,vamos ver...

ps1.:Fabinho de zagueiro??Taí,gostei,ele se comportou muito bem na partida contra o Santo André,e eu ja tinha percebido essa "vocação" defensiva dele,e até chegar um zagueiro de ofício,podemos utilizar ele quem sabe.E ainda tem o Thiago Heleno que está voltando neh.Uma coisa É FATO,precisamos de no mínimo mais um zagueiro,e tomara que não seja apenas o "sumido" Gil.

ps2.:Uma coisa que não entendo nas suas escalações Dom,são essas abreviações,tipo (MA) e tals,heuhue.

@PITERODOLFO(tomando a liberdade,rs),ninguém discute que o Wagner é um excelente jogador,mas ultimamente ele está merecendo comer banco um tempo,pra deixar de ser bobo,e sumir nos jogos mais importantes,que mais precisamos dele.Ainda não descartei a possibilidade dele voltar a ser titular não.Ok ? ;-)

PC

ALDO disse...
23 de julho de 2009 às 23:03  

PC,

O Gilberto nunca foi LE, nunca conseguiu marcar ninguém, mesmo em sua 1* passagem pelo Cruzeiro. Ele no máximo ajuda a cercar. Ele é um Ala, jogador ofensivo e agudo. Cabe ao ASNO, colocar alguém p/ fazer a cobertura dele. Assim como o LUXA fazia com MAURINHO E LEANDRO EM 2003.
Existe uma distancia enorme, entre um lateral e um ALA.
Lateral marca.
Ala ataca.
Só me falta o ABestalhado, confundir isso também.

Walter Seixas disse...
23 de julho de 2009 às 23:07  

Salve PC!

Legenda:

(G) - Goleiro
(L) - Líbero
(LD) - Lateral direito
(LE) - Lateral esquerdo
(ZC) - Zagueiro central
(ZD) - Zagueiro pela direita
(ZE) - Zagueiro pela esquerda
(AD) - Ala direita
(AE) - Ala esquerda
(V) - Volante
(MC) - Meia central
(ME) - Meia esquerda
(MD) - Meia Direita
(MA) - Meia armador
(PD) - Ponta direita
(PE) - Ponta esquerda
(CA) - Centro-avante
(A) - 2º Atacante

Esqueci de algum?rsrs


Abraços,

DJ

Walter Seixas disse...
23 de julho de 2009 às 23:26  

Aldão, cadê o Isaac? Tem notícia dele?

Pablo Cruzeirense disse...
23 de julho de 2009 às 23:26  

Grande Aldo,

È verdade,hoje mesmo,estava explicando ao meu pai(diz torcer pro Gaylo,mas ate eu devo saber mais do Gaylo que ele,rs)a diferença entre Ala e Lateral,e acho que expliquei certo mesmo.
Veja se esses exemplos aqui,que eu acho que são Alas,realmente são:

Apodí - Esse aí é um "alasso",joga quase que atacante no Vitoria,e hoje meteu um gol neh?
Sorín - Esse eu tenho certeza ;-)

Salve Dom Joker!

Me ajudou e muito a compreender a sua escalação,valeu!

ps.:Mais 8 pontos no CartolaFC,gol do Tardelli e Aranha fazendo milagre,ainda te passo,heuheu.

Abraço

PC

ALDO disse...
23 de julho de 2009 às 23:43  

PC= MASCOTE,

O Wágner, é o maior meia esquerda do Futebol Brasileiro. E um dos maiores do Futebol mundial.

Ele não AMARELOU como muitos disseram. Ele foi deslocado da Meia, p/ fazer a vez de um falso ponta. Isso é comum na mentalidade do ASNO.

Vc é um garoto e tem bôa memória. Procure lembrar onde ele estava jogando no jogo contra o Estudiantes.

Basta vc lembrar que vinha até o meio campo buscar a bola. KLÈBER.

PC, assirtir um jogo é facílimo.
Difícil, é saber fazer a leitura do jogo.
Sou seu FÃ declarado! vc sabe disso.
Tem pessoas comentando em blogs da vida, que dá nojo ler. Mais com todo respeito garoto, com 13 anos é impossível fazer a leitura de um jogo.
Mais vc aprende rapidinho, pq é muito inteligente e dedicado ao Futebol.
Assistindo jogos e lendo comentários, num futuro bem próximo vc vai virar o maior Corneta.
Pq vai começar a identificar onde tá os erros e de quem são. Ou de quem é.
Não Houve nada de AMARELAR. O Cruzeiro foi pego mais uma vez, na ratoeira das 2 linhas de 4 e o AB se enrolou todo, como sempre.
O Wágner, é um DIAMANTE nas mãos de um Bandido.
Chances virão e vai dizer: Bem que o velho Aldo falou.
Como tudo na vida é um mecanismo. Se vc desentoar uma peça, vc acaba desestruturando todo um esquema, assim é no futebol também.
Imagine com o Adilson que não respeita, siquer as características dos atletas.
Entra desfigurado, toma 2 gols idiotas e não tem poder de reação.
Isso não é p/ AB meu garoto. Isso é p/ feras, saber como reverter um resultado negativo.
Observou o técnico do Estudiantes.....
É Recém contratado. Viu que ratoeira ele armou.......
Percebeu os espaços.....
Todos preenchidos. E o Veron flutuando livre com liberdade total.
Só esse ABestalhado, não sabia que não existe Estudiantes, existe o VERON.
Cabia ao AB: Montar um rodísio encima dele. Cada um dava uma porrada, até tirá-lo do campo, ou limitá-lo a tocar rápido sem tempo de pensar.
Valeu MASCOTE! E não caia nessa bobagem: O WÀGNER, é meio Time onde jogar.

ALDO disse...
23 de julho de 2009 às 23:47  

Tem não DON JOKER, tô apreensivo.
Vou tentar contactua-lo.
Não é normal ele sumir.

ALDO disse...
23 de julho de 2009 às 23:51  

DON JOKER.

Vamos colocar, nosso MASCOTE na alta.
Ele é inteligente e gosta de Futebol.

Salomon disse...
24 de julho de 2009 às 00:09  

Caro Rodolfo,

Vasculhei na memória algum pedaço futebolístico do passado ou do presente, sobre ser o ataque de três matadores a melhor opção.

Pois a memória espraia a uma e outra banda pretextando amparo à essa formação de três atacantes.

E nada.

Sem querer fazer proselitismos, talvez você e o Dom Joker tragam na algibeira algum prognóstico a esse respeito.

Eis que vocês são dois grandes doutrinadores.

Grande abraço.

Salomon disse...
24 de julho de 2009 às 00:14  

Caro Aldo,

Que é do ISAAC?

Outra: todas as vezes que tento postar no Zirlei, cai a rede.

Acho que a página do blog é muito pesada.

Ou talvez a minha banda larga seja apenas uma bunda larga.

ISAAC, PELA RENOVAÇÃO IMEDIATA disse...
24 de julho de 2009 às 00:21  

DOM JOKER

Desculpe amigo, estou muito cansado, quero sem falta amanhã, dar meu pitaco.

HOJE O DIA FOI CORRIDÍSSIMO.

ALDO disse...
24 de julho de 2009 às 00:46  

SALOMÃO,

Pode ser o navegador.
Eu tive que colocar o MOZILLA FIRE.
Não creio que seja a máquina.
Tem um atalho p/ o blog do Zirlei, aqui no LC. TENTE.

ALDO disse...
24 de julho de 2009 às 01:02  

SALOMÃO,

Me permita um pitaco em sua pergunta.

Considerando que o objetivo é ganhar o jogo. A melhor defesa é o ataque.
Vejamos: Joãozinho-Roberto Batata e Palhinha. Tres atacantes! tres matadores!

Natal-Ilton Oliveira e Tostão. Tres jogadores agudos, tres matadores!
E com um detalhe: O meia de Armaçao, antigo meia esquerda, também marcava muitos gols. Vide Dirceu Lopes-Alex10-Evaldo etc.

Esse Guerrón. É no meu entender um ponta, joga pela beirada do campo é velocista, fecha em diagonal e chuta muito a gol.

Se o AB for inteligente e menos covarde. Poderá jogar com Kléber-Guerrón-Tribeiro ou outro atacante, caso contratem. Ficaria um time super ofensivo.
Cabe a ele AB, orientar bem a cobertura com os volantes.

Tetra da Copa do Brasil disse...
24 de julho de 2009 às 07:18  

Bom Dia.

ALDO.

Natal, Tostão, Evaldo e Hilton Oliveira.

Você se esqueceu do Evaldo outro jogador agudo.

Grande abraço. Valeu!

Tetra da copa do Brasil disse...
24 de julho de 2009 às 07:38  

ALDO.

No time de Roberto Batata, Palhinha e Joãozinho.

Jogava mais um matador: Jairzinho.

Quanto ao Wagner, ele já trabalhou com outros técnicos no Cruzeiro, e até hoje não explodiu como grande craque. Concordo com você que ele é um grande jogador, mas sinceramente não sei o que falta a ele. Me parece ser um pouco preguiçoso, e ele ainda sofre com aquela dorzinha nas costas, e as bolhas no pé, que parece ser um mau crônico.

Grande abraço. Valeu!

Tetra da Copa do Brasil disse...
24 de julho de 2009 às 07:56  

ALDO.

Um repórter de uma rádio aqui de minha cidade, Cruzeirense, e que tem grande contato com o clube, me disse que o próximo técnico azul será Toninho Cerezzo.

Deve assumir em janeiro.

O que você acha deste nome?

Grande abraço Aldo. Valeu!

Walter Seixas disse...
24 de julho de 2009 às 08:48  

Salve bLC!

Tetra, permita-me dar um pitaco nesse nome para técnico: "Atleticano no comando do meu time não!"
Se esse cara aparecer por aqui vou aos treinamentos, ao estádio e à todos os lugares que eu puder fazer ouvir minha voz para pedir a cabeça dele. Mesmo se ele for campeão mundial não o quero de maneira nenhuma no meu Cruzeiro!

obs: Não há nenhum trabalho relevante do T.Cerezo como técnico e pelo que eu me lembre, no Vitória, seu esquema tática era defensivo, futebol chato de se ver, como apenas um atacante e um camisa 10.

Abraços,

DJ

Tetra da Copa do Brasil disse...
24 de julho de 2009 às 09:11  

Caro Dom.

Fique a vontade para dar seus pitacos, você é um cara que das coisas, e muito.

Me lembro que ele esteve no Vitória, não me recordo se foi bem ou mal. Acho que o fato de torcer para outro clube não tem nada a ver, o importante é que seja profissional e faça bem o seu trabalho. AB é Gremista, Luxa é Flamenguista, Muricy é São Paulino e por aí vai. Tá certo que torcer para o maior rival pesa muito mais, mas como disse antes, isto não pode ser critério para impedir uma contratação, ele já vestiu o manto azul como jogador.

Mas ele não é o meu preferido para treinar a equipe, meus nomes são: Ney Franco(o primeiro) ou Sergio Guedes.

Valeu Dom! e fique a vontade pra dar seus pitacos.

Valeu!

Pablo Cruzeirense disse...
24 de julho de 2009 às 09:15  

Caro Tetra,

Vc quer ver Sergio Guedes no Cruzeiro???Deus me livre!Sou muito mais o Emerson Ávila então uai,ou o próprio Ney Franco,e ainda tem o Estevam Soares,que faz uma excelente trabalho no Barueri.

Sergio Guedes fez bosta nenhuma no Sto André,ou fez e não to sabendo? ;-)

PC

Tetra da Copa do Brasil disse...
24 de julho de 2009 às 09:24  

PC - A Ferinha azul do Blog.

De uma olhada na tabela de classificação do Brasileirão e veja a posição do Santo André, tem muito time grande atrás dele. Para um time nanico estar onde está, o trabalho do treinador tem que ser bem feito. O Sergio Guedes ainda não teve oportunidade em um time grande, mas já faz por merecer. O Estevam Soares que você citou, até agora só foi bem em time pequeno, já passou por Palmeiras e São Paulo e não foi aprovado em nenhum dos dois. O Emerson Avila também é competente e merece uma chance.

Valeu PC! - A Ferinha azul do blog.

Valeu!

Salomon disse...
24 de julho de 2009 às 09:25  

Caro Aldo,

Veja que você comparou os atuais atacantes do Cruzeiro com os imortais Joãzinho, Roberto Batata, e Palhinha.

E o 'Tetra' ainda acrescentou o Jairzinho!

Quanta maldade!

Isso não é comparação que se faça!

Tiago Ribeiro, Wellington Paulista, o Guerron e o Gladiador comparados com quatro expoentes maiores do Cruzeiro!!!!????.

Sei não.

Com a possível exclusão do Gladiador, os outros três não guardam nenhuma compatibilidade com os ídolos históricos que você citou.

Senão vejamos:

O Joãozinho pagava o ingresso. Era uma figuraça. Não jogava bola, dava show.

Certa feita, o "Vibrante" confessou que uma das maiores alegrias da sua vida foi ter tido o privilégio de narrar os sassaricos do Joãozinho.

Já o Palhinha, você lembra bem, era aquele jogador infernal, não dava um instante de sossego à defesa adversária.

(O Gladiador me lembra muito o Palhinha).

O Jairzinho foi o furacão da copa.

E, guardo na lembrança o dia em que meu pai chorou a morte do Roberto Batata, que era um baita artilheiro.

Acrescente a tudo isso o fato, aliás, a um tempo singelo e triste, da última Copa do Mundo, em que foi experimentado o "quadrado mágico", e que surpreeendeu a todos pela ineficiência e baixa produtividade.

Particularmente eu tenho um dogma na vida, e que também uso no futebol.

É o seguinte: simplicidade.

Jogar fácil.

Em tudo que se vai fazer, não complicar.

Já parou para pensar por que o fusquinha roda até hoje?

Já disse aqui nesse espaço que a idade simplifica o homem.

Conforme a idade avança a gente aprende a não complicar nada. se isso ou aquilo está dando certo, para que mudar?

Além do mais só o jovem tem tempo e disposição de voltar atrás e refazer o que errou.

O segredo é descobrir o caminho das pedras e seguir por ele. Isso poupa tempo. E tempo é dinheiro.

Até Jesus andou no mar da Galiléia porque sabia o caminho das pedras.

Aprender com a experiência e o erro dos outros é sabedoria.

O Adílson está ganhando pontos com a torcida porque está sendo simples. Parou de inventar.
E parece que aprendeu com os próprios erros.

Adílson descobriu a grande verdade: o melhor é ser simples.

Por isso mesmo, acho o Marquinhos Paraná o melhor jogador do Cruzeiro.

Joga fácil e simples.

Prefiro sempre o feijão com arroz. (até os nutricionistas concordam)

Na vida o caviar com champanhe costuma não dar certo.

Assim, jogar com três atacantes, não é do meu agrado.

A não ser que os três atacantes sejam todos excepcionais jogadores e o treinador arme a equipe em função do ataque.

Essa é a minha opinião.

Mas posso um dia mudar de idéia.

Sei lá, de repente jogar com três atacantes pode ser uma boa opção.

Talvez os doutrinadors do blog se manifestem sobre isso.

Aqui nesse blog estamos sempre aprendendo.

É aguardar pra ver.

Tetra da Copa do Brasil disse...
24 de julho de 2009 às 09:51  

Salomon.

O Aldo citou Roberto Batata, Palhinha e Joãozinho.

Eu acrescentei o Jairzinho apenas porque achei que o amigo Aldo se esqueceu dele.

De minha parte, de forma alguma eu quiz compara-los com os jogadores de hoje. Acho que esta também não foi a intenção do Aldo.

Comparar eles com os de hoje? Eu não faria esta maldade.

Valeu!

PITERODOLFO (rsrsrs) disse...
24 de julho de 2009 às 10:51  

Mestre, a volta do 4-3-3 é a simplificação do futebol.

É o esquema que mais permite ter cada jogador na sua função, com laterais e pontas, ninguem fica sobrecarregado.

4:
(2) zagueiros
(2) laterais fortes na marcação mas saibam apoiar, e façam isso alternadamente. Nunca os dois ao mesmo tempo.
3:
(2) volantes que sejam impecáveis na marcação.
(1) meia armador que marque bem (Wagner passaria a marcar mais), ou um volante que saiba armar(Bernardo).

3:
(1) centroavante (Kleber, mesmo sabendo que ele prefere jogar fora da area).
(1) ponta direita (Guerron).
(1) ponta esquerda (Wagner).

Se temos material humano pra fazer funcionar eu sinceramente não sei.

Com certeza não será uma academia, mas pode dar certo.

Vejo uma safra muito boa de volantes, peça fundamental no 4-3-3. São vários de alta qualidade (MParana, Fabinho, Fabricio, Eli, Bernardo).

É muito importante ter jogadores com inteligência tática.

Um ponta que percebe a forte marcação no meio e volta pra buscar mais o jogo.

Um lateral que vê a movimentação do adversário pra jogar nas costas dele.

O Magrão nesse aspecto é 100% analfabeto. Toma nas costas a semana inteira e não percebe que estão jogando no espaço deixado por ele.

O esquema 3-4-3 montado pelo Dom tambem me agrada.

ISAAC, PELA RENOVAÇÃO IMEDIATA disse...
24 de julho de 2009 às 10:57  

caríssimo DOM JOKER,

em primeiro lugar, externo o meu prazer em ler o que vc escreve, sempre de forma agradabilíssima, que engrandece o papo futebol.


bom,
minha avaliação é a seguinte(sei que vc quer falar dos zagueiros)

Achei o Fabinho, o melhor zagueiro do elenco, DISPARADO, aliás, ontem me recordou o meu amigo João Duarte que ele disse na apresentação que joga de volante e de zagueiro(quarto zagueiro).

Jogando de CENTRAL, o Henrique foi o quarto zagueiro, achei sem sombra de dúvida uma zaga muito boa, tem um outro amigo, que diz que uma defesa sempre tem que ser composta de um NEGÃO e um BRANCÃO, no sentido de que um bate o outro assopra, e lembra algumas, MORAES E DARCY, CRIS E LUISÃO...e etc
EU CONCORDO COM ELE, NÃO NO SENTIDO RACIAL QUE FOI APENAS UMA ALUSÃO, MAS NO SENTIDO DE TER UM BEQUE CLÁSSICO E UM XERIFE "MARVADO".

Aí acho que achamos a defesa, LSILVA o bonzinho, e o FABINHO o "marvado".

Bom, agora vamos aos meus meninos da base, já que VC foi contra a entrada deles no jogo.
Eu insisto que Henrique não joga no meio, na zaga, em lugar nenhum, talvez como gandulinha quebre um galho...e acho que o NEGUETTE ou o VINÍCIUS poderiam ter jogado SIM, ao lado do FABINHO.

Além disto, ADOREI a entrada do DIEGO RENAN, matou a pau, mas foi alteração errônea, era pra sair o MAGRÃO e não o Bernardo, que stava naquele momento se achando no jogo. É impressionante o desdém do AB com este menino.

No geral, foi bacana, mas vencemos galinha morta, porém somos o maior levanta defunto do ano....VENCEMOS é o que importa.

UM ABRAÇO DOM JOKER....MUITO BOM SUA PARTICIPAÇÃO AQUI COM A GENTE.

RODOLFO disse...
24 de julho de 2009 às 11:01  

O Wagner eu prefiro no meio, mas se o TRibeiro não deslanchar, colocaria o Wagner na ponta esquerda.

Entre contusões e rodísios, o Ribeiro nunca pega ritmo e não vem jogando 50% da sua capacidade (ainda assim é melhor que WP). Precisa melhorar muito.

ISAAC, PELA RENOVAÇÃO IMEDIATA disse...
24 de julho de 2009 às 11:07  

AGORA VAMOS AOS ESQUEMAS DE JOGO:

Não tenho um esquema que pra mim é o melhor, mas como ele é montado e suas variações no decorrer dos jogos.

Um 3-5-2 pode ser retrancado se for com tres zagueiros, mas se um dos zagueiros for um libero, o sistema passa a ser altamente ofensivo.

Um 4-3-1-2 pode mudar para um 4-3-2-1 e ficar mais fechado.

Um 4-4-2 é cheio de formulas, o mais batitdinho e o que tem características de maior mutação, pois se transforma em qualquer sistema, com uma peça alterada.

o 4-3-3 é o que chamo de futebol total, porque ocupa todos os espaços do campo, o que muda é que os "pontas" voltam pra marcar e fecham o meio, ou seja não são tããããão pontas como antigamente, mas dividem com os alas o pulmão, e volta o overlaping que é a passagem dos laterais pelos pontas, jogado do CLAUDIO COUTINHO que encantou o mundo.
É um sistema que bem imposto, e com jogadores de qualidade no lugar certo, é um espetáculo pro torcedor pro futebol em fim, pros amantes do futebol.

o Ney Franco me veio com o 3-6-1, que na verdade, é o babado duas linhas de 4 com 1 na sobra...é interessante, dependendo da ocasião....esse sistema, foi o que o ESTUDIENTES usou contra o Cruzeiro, 2 linhas de 4 com o VERÓN flutuando....AB não sabe sair desta armadilha.

bom...acho que dei minha contribuição.

Salomon disse...
24 de julho de 2009 às 11:17  

O ISAAC apareceu.

Como vai, velho amigo?

Caro TETRA, entendi. Valeu.

Também entendi o que o Aldo quis dizer, só quis polemizar.

Caro Rodolfo, 3 atacantes é a simplificação do futebol?

Por favor, gostaria de mais detalhes. Grande abraço.

Danilow disse...
24 de julho de 2009 às 11:25  

Se deixar o pessoal fica o dia inteiro discutindo esquema tático..
Ae Dom olha como vc está estigando a turma a deixar de lado o espírito de torcedor fanático e encarnar o estilo comentárista. Parabéns meu caro!

DZ!

Pablo Cruzeirense disse...
24 de julho de 2009 às 11:31  

So foi o Isaac aparecer que o bLC começou a bombar ;-)

Simbora ao próxima post.

Quem sair por último,apague a luz,e fecha a porta.

Fui!

PC

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW