Palavra do Cruzeirense.

22 de jun. de 2009 ·

Olá LC e Amigos,

Depois da vergonhosa derrota frente ao Barueri, é comum que se procure um culpado, creio que o AB teve sua parcela de culpa, os jogadores também, mas encontrei no calendário esportivo o principal culpado. Acompanhem-me, por favor.

Eu me perguntei: tem como acertar esse calendário?

Pensei, pensei, pensei mais um pouco...
Hum... Porque não acabar com os estaduais?

O assunto não é novidade, vários jornalistas esportivos discutem sobre isso e existem bons argumentos nos dois lados.

Gostaria de ler a opinião de todos aqui. LC, DW, Joker, Isaac, Aldo, Salomon, Carlão, Nilsão, Clítia, Miriam, PC, Biserva, tetra, Márcio, Alexandre, Sueco, Zirlei, Fernando, Quejero, Bruno, BTD, Giane e os demais...

Eu particularmente espero ansioso pelo fim do campeonato RURAL. É verdade que o Campeonato Mineiro nos proporcionou momentos de alegria e jogos memoráveis contra nosso ex-rival, mas por uma melhor campanha nos demais campeonatos, acho que vale o sacrifício.

Dessa forma, poderiam adiantar o inicio da Libertadores e da Copa do Brasil, que aconteceriam ao mesmo tempo.
E ao término dessas duas copas, se iniciaria o Brasileiro e os outros campeonatos nacionais pela América.

Isso forçaria os clubes a ter um planejamento melhor, pois não poderiam se dar ao luxo de disputar um campeonato só pra fazer testes, como é o caso do Estadual.

O calendário atual possibilita que os clubes se dediquem exclusivamente ao campeonato estadual, mas forçam os grandes clubes a se dividirem entre os dois mais importantes, o Nacional e o Sul-americano. Quanta incoerência!

Atual décimo quinto no campeonato Brasileiro, e com a mesma pontuação do Avaí que está na zona de degola, o Cruzeiro não precisava estar passando por isso. O belo time montado pelo Fluminense no ano passado era pra ter brigado pelo título do Brasileiro, alguém discorda? Mas o calendário...

Parece que a culpa foi do Renato Gaúcho por causa das declarações que deu, dizendo que o time iria "brincar" no Brasileirão, mas eu me lembro bem que o Fluminense só chegou até a final porque conseguia correr os 90 minutos e tiveram pouquíssimos desfalques durante a competição.

Se ao invés de ficar bancando o herói, ele tivesse falado sério, explicado a dificuldade de disputar dois campeonatos tão importantes ao mesmo tempo, o Renato não teria sido o "culpado" pelo quase rebaixamento do Fluminense. Mas ele é um fanfarrão nato, e deu no que deu.

Nunca um time brasileiro foi campeão nacional e da Libertadores no mesmo ano, o que chegou mais perto foi o Internacional em 2006, ficando com o vice no Brasileirão. E vai continuar assim até que se mude alguma coisa.

Cruzeiro, São Paulo, Grêmio, Inter, Corinthians e Palmeiras deviam se reunir com o pessoal da CONMEBOL e pedir que adiantassem o início da Libertadores. O mesmo com a CBF em relação à Copa do Brasil. Não adianta esperar essa atitude do clube dos 13, pois os clubes cariocas preferem as coisas do jeito que estão, por motivos óbvios. Só ganham o estadual e Libertadores não lhes pertence mais.

Defendo um calendário único para todo o Continente. A CONMEBOL deveria se reunir com as confederações afiliadas e definir algo como; de fevereiro a maio seriam disputadas as copas e de maio a dezembro o Nacional de cada pais. Pronto!

E QUE ACABEM DE VEZ COM OS ESTADUAIS!

RODOLFO.

33 comentários:

Leônidas Cruzeirense disse...
22 de junho de 2009 às 21:07  

Caro Rodolfo, dei uma grande manota aqui e seu post que eu prometi para as 18 horas só foi publicado agora as 21 horas. Não estranhe o número de comentários quando acessar o blog. É FATO!

RODOLFO disse...
22 de junho de 2009 às 21:18  

Caro LC, obrigado.

É uma honra ter um texto meu publicado nesse belo blog.

Estou muito atarefado agora, volto logo pra bater um papo com a turma.

Tetra da Copa do Brasil disse...
22 de junho de 2009 às 21:45  

Boa noite Rodolfo

Parabéns pelo texto. Muito bom mesmo. Parabéns.

Eu e o amigo Leônidas frequentamos um outro espaço, e o amigo com certeza, já deve ter lido minha opinião sobre os estaduais ou rurais como queiram. Já cheguei a ver na midia, que é apenas no Brasil que ainda se disputa este tipo de torneio. Os estaduais já deveriam ser extintos, e a muito tempo. São torneios sem nenhum retorno financeiro, ou retornos pifios. A maioria dos clubes que o disputam não tem estrutura nenhuma e o campeão é sempre previsivel. Aqui em Minas por exemplo, como você deve saber, existem "estádios" que serviriam melhor para disputa de motocross, do que para a prática do futebol. Caso não queiram acabar com eles, que então sejam disputados apenas por clubes médios ou pequenos. Na minha opinião deveria ser 4 os torneios da temporada: Brasileirão e Copa do Brasil como torneios nacionais. Libertadores e Sulamericana como torneios internacionais. Você defende um calendário único para o continente, eu defendo um calendário único para o futebol mundial. Uma Copa Libertadores mais estruturada e organizada, que passaria a se chamar Copa dos Campeões da América, inclusive com participação de times dos EUA e Canadá. No Brasil as coisas demoram a mudar, mas um dia acontece. O Brasileirão mesmo já foi disputado por 100 clubes, e hoje é apenas 20. Vamos torcer para dias melhores chegarem.

E se ver a Angelina Jolie por aí, a mulher mais linda do planeta, diga que o Tetra da Copa do Brasil mandou um grande beijo.

Um grande abraço. Valeu!

Leônidas Cruzeirense disse...
22 de junho de 2009 às 21:49  

Caro Rodolfo, sobre o assunto do seu post, eu sou contra o fim dos estaduais. Eu gosto muito da disputa local. Não vale nada mas é bem legal não deixar o monotítulo ganhar nem isto. Gosto de colocar metas tipo ganhar invicto como este ano e até ganhar ganhando todos os jogos. Já pensei nisto também mas acho que não gostaria de ficar sem. Acho que dá para disputar duas competiçoes ao mesmo tempo e é muita frescura destes atletas dizer que não dá. Brasileiro no final de semana e Libertadores no meio de semana. Poupar jogadores faz parte mas não do jeito burro que o Adilson fez. Lembro que em 1992 ganhamos a Supercopa e o Rural e tínhamos um rodízio inteligente, onde todo mundo sabia quem era o time titular e o reserva. Este feito pelo Adilson foi o mais burro de todos os tempos. Hoje ainda não sei quem é o time titular do CRUZEIRO. É FATO!

Alexandre disse...
22 de junho de 2009 às 21:54  

Rodolfo,

A meu ver,a razão aponta para o fim dos estaduais.O que seria ideal para nós e o nosso arquirval aqui em Minas.Além do pouco ganho em relação a sua estrutura ou o até prejuizo financeiro, teria a vantagem de um dos dois não desmantelar o planejamento para o ano logo nos primeiros meses.Porque apesar de uns falarem que ele não vale nada, a sua não conquista representa um novo recomeço.

Não tenho certeza,mas acho que só no Brasil tem esse tipo de campeonato,o que deixa de certa forma os nossos times com certa desvantagem por exemplo contra os argentinos na libertadores que tem um caléndario menos apertado.

Só que,quebrar esta estrutura não é facil,pois acredito que devam haver muitos interesses políticos(no mundo do futebol) envolvidos que impediriam o andamento legal da implantação dessa idéia.Os times pequenos e médios dariam o grito e eles tem o mesmo peso de voto dos grandes em seus estados e de certa forma também ajudam a manter no poder quem lá está.

Já se for pensar com a emoção,seria bom o estadual permanecer por alguns anos,pois só assim derrubariamos o único argumento a favor que resta aos nossos co-irmãos galináceos onde detem mais títulos.E estamos perto,mesmo com 13 anos a menos de existência.

Abcs e SACS.

Tetra da Copa do Brasil disse...
22 de junho de 2009 às 21:57  

Caro Leônidas.

O rural então poderia ser disputado apenas por times pequenos e médios. E depois o campeão enfrentaria o vencedor do jogo entre Cruzeiro e monotitulo. Como mais ou menos foi feito naquele ano, em que a Caldense foi a campeã do rural e o Cruzeiro o super-campeão estadual.

Que tal?

Grande abraço. Valeu!

Leônidas Cruzeirense disse...
22 de junho de 2009 às 22:02  

Caro Tetra da Copa do Brasil, acredito que do jeito que foi no ano passado e que vinha sendo é o jeito ideal. Este ano não. A primeira fase não valeu nada e até o oitavo colocado estava dentro. Do seu jeito não teríamos um Campeonato e sim uma disputa entre o ganhador do Clássico e o ganhador do Campeonato. Eu gosto muito quando o Tupi e seu motorista de táxi ganha do mono. É FATO!

Tetra da Copa do Brasil disse...
22 de junho de 2009 às 22:11  

É verdade Leônidas, não seria um campeonato mesmo. E também adoro ver o Alan-taxista detonar o chacotinha. Mas é duro ver a Squadra Azurra desfilando sua arte em palcos como Fazendinha, Mamudão, Farião, Alçapão do Bonfim e aquela "arena" de Fabriciano que nem lembro o nome. Enfim! esta é uma discussão pra ser levada em frente, e que um dia se encontre a melhor solução. Por ora eu não me motivo com os estaduais, nem um pouquinho.

Grande abraço. Valeu!

Copiado de um blog disse...
22 de junho de 2009 às 22:11  

"Enquanto os direitos de transmissão do campeonato paulista giram em torno de 65 milhões de reais por ano e o carioca 40 milhões, pelo mineiro se paga a bagatela de 16 milhões e pelo baiano míseros 500 mil reais/ano.

Não é preciso grande esforço de raciocínio para se concluir que essa diferença gerada, ano após ano, aumenta cada vez mais o abismo entre o futebol do eixo Rio-SP e o futebol dos demais estados.

Portanto, caro torcedor, quando você ouvir alguém defendendo a continuidade dos campeonatos estaduais em nome da tradição e da rivalidade, pergunte a que Senhor o arauto está servindo.

Manter os campeonatos estaduais só interessa à economia do eixo Rio-SP. A manutenção desse ciclo vicioso levará à falência do futebol profissional dos demais estados e ao aprofundamento da tendência de se transferir recursos dos estados mais pobres para os mais ricos."
LINCOLN PINHEIRO COSTA
======================
juiz federal em Belo Horizonte e ex-procurador da Fazenda Nacional em Salvador. É graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. É membro do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia.

Tetra da Copa do Brasil disse...
22 de junho de 2009 às 22:19  

.....65 milhões de reais por ano pelo PAULISTÃO. E o São Paulo Futebol Clube é um clube que defende o fim dos RURAIS.....

Valeu!

Tetra da Copa do Brasil disse...
22 de junho de 2009 às 23:28  

Rodolfo

Agora vou dormir, o sono já esta batendo. Mas deixo uma pergunta pra você, porque gostaria de saber sua opinião.

O que você acha de um calendário único para o futebol mundial?

Outra coisa que acho importante, e gostaria de saber sua opinião: Seria sobre a FIFA autorizar a transferência de jogadores apenas no final de cada temporada. Pelo menos os torcedores, saberiam que o jogador ficaria no clube a temporada toda. Ao invés de ser como é hoje, em que as transferências são feitas no meio e também no final de cada temporada.

Grande abraço. Valeu!

RODOLFO disse...
22 de junho de 2009 às 23:42  

Obrigado Tetra.

Pois é cara, 65 milhões lá contra 16 em MG.

Uma calendário único para o futebol mundial realmente seria ótimo.

Acabar com os estaduais seria somente metade do caminho que precisa ser percorrdo. Depoisa luta seria pra uificar o calendário. Ai já fica nas mãos da FIFA.

Incluiria nessas mudanças, os jogos das seleções. É preciso um planejamento melhor pra que os clubes não sejam prejudicados em campo (pq no cofre só faz bem). Todo ano é a mesma ladainha de clube europeu não querendo liberar os craques (e com razão).

Quando imaginamos a complexidade de um calendário anual, vemos que é complicado demais fazer algo que agrade a todos, jamais chegaremos ao ideal. Mas sem dúvida, pode ficar bem melhor.

O time campeão da Libertadores faz 14 jogos, no Brasileirão são mais 38. Ja temos um numero bom (52) de jogos oficiais de extrema importância. Um jogo por semana tomaria o ano inteiro. Mas tem que aproximar um pouco mais os jogos porque os jogadores precisam de férias e de p're-temporada.

RODOLFO disse...
23 de junho de 2009 às 00:16  

Sobre as transferências, acho que deveria haver um limite de contratações para a janela do meio do ano. Acho importante que os clubes possam contratar nessa janela, caso o time montado no inicio do ano não dê liga, ou algum jogador importante tenha uma grave lesão. Mas acho que deveria ter um limite. Algo tipo somente 2 contratações e os clubes tambem so poderiam vender 2 jogadores. Deixava a bagunça toda pro fim do ano.

Não bastasse a janela europeia, agora tambem temos que nos preocupar com a janela dos clubes Al-Alguma-Coisa, que torna o nosso sofrimento um pouco mais duradouro. Malditos petrodólares!

Vou nessa, amanhã continuamos por aqui. Boa noite a todos.

Nilsão disse...
23 de junho de 2009 às 09:36  

RODOLFO, concordo com voce, Estadual seria so para os pequenos e serviria de base para classificaçao para o brasileiro da serie C e copa do Brasil do ano seguinte.

Nilsão disse...
23 de junho de 2009 às 09:40  

Agora sobre as transferencias não acho uma boa ter condiçoes, cada clube tem que saber suas necessidades e vender seus jogadores quando quiser, e caberia aos conselheiros e torcedores cobrar dos dirigentes canalhas que vendem jogadores a preço de banana e sem nescessidade.

QUEJERO disse...
23 de junho de 2009 às 10:31  

É um assunto delicado que envolve muitas variáveis. O que foi postado faz sentido.
Acredito que seria benefico para o ZERÃO, teria um tempo melhor para seu planejamento no Brasileiro. Apesar do Rural ser um aquecimento para a temporada o Time tb corre risco, no caso de uma contusão e financeiramente.
Prefiro que acabe, é fato.

RODOLFO disse...
23 de junho de 2009 às 11:05  

Nilsão, realmente o ideal seria que os dirigentes fossem mais raposas e defendessem os interesses do clube, e não os próprios. O ZZP queimou demais o filme com essa venda do Ramires por miséria. Vai ter que fazer um negócio "a la Fabio Junior" pra melhorar sua imagem.

Em relação a receber cobranças de torcedores e conselheiros, ele (o ZZP) esta tranquilo. Muito tranquilo. Os conselheiros são loucos por ele. Ele fez beicinho um tempo atrás, disse que não queria mais, que isso e aquilo... o que aconteceu? Os conselheiros faltaram fazer greve de fome, de resto fizeram tudo pra ele voltar, e voltou! E vamos ganhar a Libertadores. E os caras vão ajoelhar aos pés do ZZP mais uma vez.

As organizadas estão devidamente agradadas. Esse pessoal não precisa de muita coisa pra ser feliz. O negocio deles é acompanhar o Cruzeirão pra todo canto. O ZZP banca (com verba do clube) a viagem da maioria, um salário pros cabeças, churrasZEIRO pra galera, e todos se abraçam gritando; "ei, ei, ei o Zeze é nosso rei" seguido por "PQP é o melhor dirigente do Brasil".

Enfim, cartolas com carta branca, sem oposição, sem pressão de torcedor, apoiado pelo governador... vão continuar vendendo mesmo que desnecessário, a menos que os limites sejam impostos por lei. E se for preciso vender, que seja bem vendido.

MARCELO MORENO foi vendido e ninguem reclamou. A grana era boa.
GUILHERME foi vendido e pegamos o Kleber de troco. Ninguem reclamou, foi um bom negocio. O Kleber melhorou psicologicamente e ta fazendo gols, transformou o bom negocio em ótimo.
FABIO JUNIOR estava em alta quando foi vendido a preço de fenomeno kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tô rindo até hoje. Ninguem reclamou.
CHARLES foi vendido por uma grana boa pro time la da Russia.
RONALDO FENOMENO foi o valor mais alto que um clube brasileiro recebeu na época. Ficamos tristes mas entendemos.

Essa do Ramires me assustou Nilsão. Deu medo. estavamos todos falando em 15 milhões de euros, os mais ponderados falavam em no minimo 10.

Um pessimista disse que a parte do Cruzeiro seria 9, o outro gritou: - Pega ladrão!

Dai vem a confirmação dos 7 milhões... eu nem sei mais o que pensar. Os ladrões sequer usam máscaras. Falta de respeito. Dos mais de 20 jogadores na seleção hoje, o Ramires esta entre os 3 melhores e os 3 mais baratos.

ALDO disse...
23 de junho de 2009 às 11:23  

RODOLFO,

Eu fecho com vc. Somente faço uma observação:
O Campeonato, poderia ser dis putado por equipes do interior, mais América e Vilanova. Os Campeões
se uniriam a Cruzeiro e CAM fazendo um quadrangular, p/ disputar o Campeão.

Não existe Glamuor em Campeonato Rural. É um Campeonato deficitário em todos os aspéctos financeiro e com perca de jogadores em busca de nada.

Lamento dizer RODOLFO. Os Estaduais são usados p/ não adequarem os Campeonatos importantes do Brasil aos da Europa. P/ que a disputa do Brasileirão, não coincida com os Campeonatos Europeus, assim as janelas ficam abertas p/doações de jogadores, como foi o caso RAMIRES.
Existe um jogo político atrás de tudo isso.
Os jogadores Brasileiros vendidos ao exterior, são os que são vendidos mais baratos.
Os Argentinos-Uruguayos e Paraguayos entre outros, são muito bem vendidos.
O Rural é uma pouca vergonha Rodolfo, mais é de suma importancia p/ que Diretores picaretas, façam suas trapaças impunimente.
Já tá mais que provado: O Cruzeiro tem percas equivalente a 2 milhões de prejuízos, sem contar as contusões.
Mais os ganhos são maiores com vendas de jogadores, caixa dois, sem contar que é o maoir argumento dos Perrellas e a válvula de escape, perante uma administração desastrosa.

Muito bôa sua matéria RODOLFO! espero que se dedique a fazer novos tópicos, TÒPICOS que não tenham como bjetivo maior, esconder as pudriqueiras que envolvem nossos Clubes.
PARABÈNS RODOLFO!

Nilsão disse...
23 de junho de 2009 às 11:36  

Essa do Ramires ta dificil de engolir, 7 milhões foi uma pechincha, mais por outro lado, ja pensou em Rodolfo aparecer uma proposta pelo Henrique depois daquele golaço e não poder vender por causa de uma lei, seria o fim para nos.
Por isso que acho que não pode ter condiçoes em negocios as vezes pode ser um mal negocio como a vendo do Ramires, mais tambem pode ser um otimo negocio como foi a do Fabio Junior.
Agora quanto a canalhice dos metralhas isso ja e um assunto que nos torcedores que não temos rabo preso com ninguem, temos que bater firme e cobrar sem cansar.

ASNO disse...
23 de junho de 2009 às 11:47  

A gente precisa ver o desgaste, as dores musculares, o departamento médico, o pessoal que ficou de fora para intensificar tratamento e recuperar condições de jogar. Por isso escalei aquele time que não se acertou.

Nilsão disse...
23 de junho de 2009 às 11:57  

Caro ASNO, escute a torcida e escale o Bernado ao lado do Vagner na quarta feira!

RODOLFO disse...
23 de junho de 2009 às 12:00  

Valeu Aldão. =)

"A China Azul lotou os postos de venda de ingressos para o primeiro jogo pelas semifinais contra o Grêmio, amanhã, às 21h50, no Mineirão, reforçando a perspectiva de cerca de 50 mil vozes incentivando o time na luta pelo terceiro título continental. No primeiro dia de comercialização antecipada, os torcedores adquiriram 25.232 entradas."

50 mil? Ano passado contra o Boca foram quase 70 mil. Alguem sabe qantos ingressos foram colcados a venda?

ALDO disse...
23 de junho de 2009 às 12:05  

NILSÃO,

Hoje com 48 anos, tudo é visto com menas Paixão e
e de forma mais objetiva.
O RAMIRES não foi vendido por 7,5 milhões. Um amigo meu, Cruzeirense e que trabalha na ADEMG. Me garantiu que foi algo em torno de 14 milhões.
O futebol perdeu seu encanto, seu Glamuor. Os Clubes se tranformaram em Empresas, de compras e vendas. Ao Fábio Jr: foi pago um mutante acima de 30 milhões. O jogador é vendido e anunciado X
mais na realidade tem mais Y depositado nos paraísos fiscais. Esse dinheiro nunca chega aos cofres das equipes. O Futebol é a coisa mais rentável do mundo.
Por isso o Cargo de Presidente é tão disputado, chegando a ameaças de morte inimizades etc.
Como....Se essa posição se quer tem remuneração....Estranho não acha NILSÃO.....
Rios e mais Rios de dinheiro, corre por debaixo das cortinas, despertando a cobiça e a peçonha desses lacaios.
A Paixão e o Glamour, deu lugar a cobiça, a usura e Faucatruas. Formando uma CORRIDA DO OURO
de forma desenfreada e sem escrúulos.

ALDO disse...
23 de junho de 2009 às 12:15  

RODOLFO,

O MINEIRÃO deve ter se encolhido.
Os torcedores enchem os Estádios, e a cada passo é divulgado um público sempre menor.
È o BRASIL! PAIS BABILÔNIA, TERRA DA POUCA VERGONHA, PARAÍSO DOS SAFADOS!
Ricos, cada vez mais Ricos! Pobres cada vez mais Pobres e Fudidos.

Walter Seixas disse...
23 de junho de 2009 às 12:30  

Salve LC e moçada do blog, principalmente Rodolfo.

Belo post, e penso em mais coisas, aí vai:

- A temporada começaria em agosto junto com o calendário europeu e terminaria em maio ou junho.
- A Libertadores*, a Sulamericana**, o Brasileiro*** e a Copa do Brasil**** seriam simultâneas porém com novas fórmulas:

*Liberadores teria os 4 primeiros colocados do Basileirão e o campeão a Copa do Brasil. Passaria a ser disputada apenas pelos países da CONMEBOL por causa da distância entre os paises da CONCACAF dos nossos.
(sem mexicanos)

**Sulamericana teria o 5º,6º, 7º e 8º colocados do Brasileirão. Passaria a ser disputada apenas pelos países da CONMEBOL por causa da distância entre os paises da CONCACAF dos nossos.
(sem mexicanos)

***Brasileirão teria 4 divisões:
A: 20 times, caindo 4 em turno e returno pontos corridos;
B: 20 times, sobem 4 caem 4 em turno e returno pontos corridos;
C: 20 times, sobem 4 caem 4 em turno e returno pontos corridos;
D: Seriam os regionais. Com fórmulas de turno e returno e pontos corridos. Dentro dos regionais haveriam as divisões regionais com ascenso e descenso das equipes. 10 times por regionais e depois confrontos de mata-mata entre os campeões estaduais para se definir os (são 26 Estados e o DF, junta-se a eles mais cinco times de melhor campanha nos estaduais). Não participariam da Copa do Brasil pelo maior número de jogos.

****A Copa do Brasil seria composta pelos times da série A, B, C e 4 times que caíram da Série C para D. 64 times no total.

Com certeza essa seria minha fórmula para melhor adequarmos nosso calendário.

Abraços,

DJ
http://analisesdomjoker.bogstpot.com

Nilsão disse...
23 de junho de 2009 às 13:24  

ALDÃO, infelismente estamos no pais da impunidade.
a net hoje ta osso, ja perdi 2 comentarios.

Walter Seixas disse...
23 de junho de 2009 às 14:30  

Análise do Grêmio já postada
Conheça nosso adversário!

DJ
http://analisesdomjoker.blogspot.com

Clítia Milagres disse...
23 de junho de 2009 às 15:29  

hum...não sei se o fim dos estaduais seria bom, eu particularmente gosto desta rivalidade "caseira" e da oportunidade para os demais atletas dos outros times, é uma vitrine; e também um meio de se testar atletas, táticas de jogo...Agora que fica complicado quando chega o brasileirão, copa da Brasil e Libertadores, isso fica. Acredito que os responsáveis por esse calendário pderiam colocar a cabeça pra funcionar, só um pouqinho, e tentar resolver esse problema.
Inte´!

Bruno Starling disse...
23 de junho de 2009 às 15:45  

Caro Rodolfo,

Concordo em parte com suas ponderações. Acho que o estaduais, como estão, além de deficitários e de relevâncias diferentes, são bastante prejudiciais às grandes equipes, como é o caso do nosso Cruzeiro. No entanto, não sou contra o seu fim, prefiro muito mais que ele seja enchuto, digamos com, no máximo, 8 equipes. A fórmula de disputa seria aquela manjada de sempre: os dois primeiros na final e que vença o melhor (Cruzeiro, é óbvio!!!).

A meu ver, a Conmebol deveria lutar, e muito, por um calendário mais organizado e sincronizado dos países sul-americanos. Onde já se viu os mesmos times disputarem ambas as principais competições do continente, Libertadores e Sul-Americana? Me soa absurdo este fato. E se a mesma equipe vencer as duas? Para que, então, a dita Recopa?

Por outro lado, indo numa perpectiva nacional, a CBF deveria ficar de olho no que está fazendo com a Copa do Brasil, a segunda mais importante competição do país. Há anos que os times competem pela Libertadores não disputam a Copa do Brasil. Isso, além de tirar os melhores times do país da competição, acaba por castigar os mesmos, pois perdem a chance de disputar um título muito importante, ao qual nós, cruzeirenses, já estamos muito familiarizados.

Pra resumir, aí vai a minha sugestão:
1 - Estadual enchuto com, no máximo 10 jogos para a equipe campeã.
2 - Campeonato Brasileiro iniciando assim que terminem os estaduais, ou seja, por volta de fins de março. Os mesmos 38 jogos.
3 - Libertadores e Sul-Americana simultâneas, no primeiro semestre. 14 jogos para os times que chegarem às finais.
4 - Copa do Brasil no segundo semestre. Fase preliminar para que sejam peneirados aqueles times ridículos que, no entanto, merecem a chance de disputar uma competição nacional. Máximo de 12 jogos para times grandes, como o Cruzeiro.
5 - Caso 3 e 4 não sejam bem vistos pela Conmebol, fazer como é na europa e estender ao longo do ano Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana. Se a Conmebol conseguir sincronizar os calendários, isso seria não apenas possível, como ideal.

É isso. Abraços, meu caro, e belo texto. É Fato!!!

Pablo Cruzeirense disse...
23 de junho de 2009 às 16:03  

Realmente meu caro Rodolfo,belo texto,e abordou um assunto muito importante para os times.Eu acho que acabar com os estaduais nao seria uma boa ideia,pois neles os resevas sao testados para ganharem ritmo de jogo e tals,mas acho que a Llibertadores deveria começar mais antes talvez,na mesma epoca da Copa do Brasil,que ja chega as finais na 8ª rodada do Brasileirao praticamente,o que nao prejudicaria muito os times envolvidos.Seria uma hipotese...quem sabe.

PC

RODOLFO disse...
23 de junho de 2009 às 16:50  

Obrigado a todos que participaram.

Acabando ou não com os estaduais, todos concordamos que a CBF, CONMEBOL E FIFA tem muito o que melhorar no calendário futebolístico. Espero que algo seja feito nos próximos anos.

Por enquanto vamos ganhando o rural, e se demorar mais 14 anos pra acabar, estaremos na frente do monotitulo.

Nilsão disse...
23 de junho de 2009 às 17:18  

Rodolfo, 5 anos ja passamos na frente, do monotitulo, elas tem 39 e nos temos 35.

martina disse...
10 de julho de 2009 às 15:01  

Sou contra acabar com o rural.
Brasileiro tem mania de copiar, achar que oque deu certo lá, dará aqui. Vejam o tamanho dos paises europeus e o nosso. O numero de clubes existentes lá e aqui. Nao dá pra comparar. Alem disso é uma maneira de se aquecer. Concordaria em que ele fosse menor. Dividido em grupos, com reais chances de que nao ficaria só com zero ou galo. Aí sim, melhoraria o nível do mineiro e daria reais chances para que Minas nao se rsumisse em 2 clubes!

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW