Análise do Dom Joker.

28 de jun. de 2009 ·

Salve LC,

Duelo entre os alvicelestes mineiro e catarinense

Acabei de voltar do Gigante da Pampulha e não vou negar que estou meio insatisfeito. Jogamos muito atrás e fomos acuados dentro de nosso estádio, porém fico feliz de ver alguns jovens jogadores que podem ter futuro no Cruzeiro.
A partida foi difícil de ver e as poucas testemunhas em campo acabaram por vibrar apenas uma vez com o gol de pênalti sofrido por Dudu e a conclusão do tiro da marca penal pelo fraco Zé Carlos (deviam ter deixado o Bernardo ou até mesmo o Dudu bater – ambos batiam pênaltis na equipe de juniores).
Adilson não foi muito feliz na escalação, manteve Vinícius na esquerda da defesa e o jovem chegou a comprometer em alguns lances. O treinador ainda resolveu escalar a equipe com quatro volantes e acabou colocando Bernardo em sua posição (terceiro homem de meio-campo) fazendo o garoto render um pouco mais caindo pela direita. Assim o treinador mais uma vez entrou com a equipe no 3-5-0-2 (coloco esse zero porque não tivemos nem um armador na equipe e Fidel podia ter tido uma chance).
Silas entrou com o que tinha de melhor (em minha opinião, apenas a entrada de Lima deve ser questionada, William é melhor jogador), porém para mim está decretado um dos rebaixados no Brasileirão 2009. Péssima equipe, time fraco, ataque horrível, defesa bisonha, meio de campo sem poder de marcação e muito lento.
O treinador da equipe catarinense apostou no 4-4-2 que era adaptado ao 4-3-3 sempre que a equipe tinha a posse de bola, com Muriqui completando o ataque pouco objetivo do Avaí. Porém após a substituição de Xaves a equipe atuou no 3-3-1-3 e pressionou muito até o fim da partida.
Os treinadores tiveram táticas diferentes durante toda a partida e prioridades mais antagônicas ainda. AB priorizava a defesa e Silas o ataque, tanto que no início do jogo o Avaí pressionou e os jovens celestes custaram a ocupar os espaços e aproveitavam apenas a boa qualidade no passe de Bernardo e a velocidade de Dudu (melhor em campo).
Durante o segundo tempo, após o Cruzeiro achar um gol em uma das arrancadas de Dudu (que sofreu pênalti), o Avaí pressionou e Andrey foi decisivo para manter o resultado positivo para os alvicelestes mineiros.
Já que falamos de Andrey vamos começar a destacar os jogadores por suas posições.
Assim, nas metas, Eduardo Martini trabalhou muito pouco e no final da partida era quase um líbero graças à pressão imposta pelo Leão da Ilha.
Andrey teve mais trabalho, fez defesas essenciais e foi homenageado pela torcida como o melhor reserva do Brasil (um pouco de exagero, porém tudo no mais perfeito tom de brincadeira e de bom humor dos torcedores ávidos pela conquista da América).
Nas laterais o Cruzeiro teve o péssimo Jancarlos em mais uma noite péssima! Acho que só me lembro de dois laterais tão ruins quanto ele e esses eram, Gustavo (lembram dele?) e De La Cruz, equatoriano péssimo durante passagem pelo Cruzeiro!
Jan durante o jogo foi muito acionado e definitivamente não fez nenhuma boa jogada, errou passes e prendeu muito a bola. No meio do segundo tempo foi adiantado pela direita e rendeu menos ainda, quase não tocou na bola e quando tocava mal conseguia dominá-la.
O Cruzeiro mais uma vez não teve lateral esquerdo e Vinícius será analisado na zaga, sua posição em campo e de origem.
Pelo Avaí, Ferdinando, que é zagueiro de origem jogou bem retraído e não apoiou muito o ataque em um lado da defesa que era pouco efetivo ofensivamente. Porém também não foi exigido na defesa e poder ter sido substituído para que o Avaí tivesse mais um jogador no ataque.
Pela esquerda catarinense, Uendel mal entrou em campo e se machucou, ele seria o jogador que apoiaria o ataque, afunilando jogadas e abrindo espaço para os chutes de longa distância de Marquinhos e Léo Gago. Porém Eltinho entrou e não fez nada demais, foi apenas mais um jogador sem qualquer eficiência e/ou eficácia tanto no ataque quanto na defesa.
Na zaga AB apostou em Luizão pela direita, Anderson mais centralizado e Vinícius que por vezes ainda saiu um pouquinho para o jogo pela esquerda. Dos três Anderson e Luizão foram destaques positivos e fizeram bons desarmes e sustentaram bem o ímpeto da equipe catarinense.
Na zaga avaiana Émerson e o lento Anderson Luiz a formavam. A. Luiz por muitas vezes se enrolou com a bola e começou a partida postado pela direita, já depois da entrada de Michel foi efetivado na sobra, pois Ferdinando foi para a zaga jogando pela direita e Emerson acabou mantido pela esquerda.
Postados logo à frente da defesa AB colocou 3 jogadores e Silas apenas 2.
Pelo Avaí Xaves foi o cabeça-de-área e Léo Gago o segundo volante. Xaves um desastre em campo, não fez bem sua função e fez algumas faltas. Já L. Gago saiu mais para o jogo e ainda tentou chutes de longa distância, errou todos (não acertará tão cedo como acertou diante do Fluminense) e só não pecou por omissão.
O Cruzeiro teve Henrique como primeiro volante centralizado, ao seu lado pela direita, Mateus e pela esquerda Anderson Uchoa. Henrique fez mais uma partida regular, não errou muitos passes e foi impecável nos desarmes. Mateus e Uchoa também foram bem, pois ambos tiveram que jogar mais abertos pelas laterais, já que na direita Jancarlos só apoiava e na esquerda Vinícius não dava combate, pois se postava como zagueiro em muitas jogadas.
Pouco à frente dos volantes, Bernardo jogava em uma faixa de campo onde ninguém aparecia, jogou em sua real posição e apoiou bem o ataque pela direita, ainda bateu as faltas e escanteios, não ficou até o fim da partida, pois lesionou o braço direito e deu lugar a Diego Renan que entrou como ala esquerdo, efetivando definitivamente Vinícius na zaga. Diego Renan não se apresentou muito bem, mas em algumas poucas jogadas pode mostrar velocidade e bom apoio ao ataque.
Na armação das equipes AB ficou sem opção e não colocou nenhum jogador em campo, apenas recuou um pouco Dudu para ajudar na armação.
Já Silas contava com o tradicional camisa 10 Marquinhos que fez uma partida muito ruim, errou passes, fez faltas, voltou muito para ajudar a defesa e tentar dar maior lucidez a saída de bola do Avaí, porém nada disso deu certo.
Nos ataques, AB apostou na velocidade de Dudu aliada à força de Zé Carlos. Dudu buscava o jogo e trocou passes com Bernardo, impôs velocidade à equipe, foi audacioso, partida para cima de seus marcadores e mostrou muita personalidade ao chamar o jogo diversas vezes flutuando entre as duas pontas. Sofreu o pênalti e merecia ter batido.
Zé Carlos pareceu um cone, parado, tentava dominar a bola e fazer a função de pivô, mas não foi feliz, errou muito, não tentou um chute a gol e foi substituído pelo também fraco Wanderley (torcedores fantasiam sobre este jogador, porém hoje mostrou como é fraco), esse errou passes e não puxou nenhum contra-ataque, parecia ter entrado bem quando logo que tocou na bola, pedalou e bateu para a defesa fácil de Martini, porém nada mais fez durante o restante de sua participação em campo.
Silas teve problemas no ataque e seus fracos atacantes não jogaram bem, a presença de Muriqui no ataque foi boa e foi o jogador que mais ofereceu perigo a meta palestrina, flutuando pelos dois lados de campo fazendo um arco ao redor dos dois fracos atacantes Lima e Luis Ricardo que não foram efetivos, o primeiro ainda foi substituído por William que teve maior presença na área e tentou alguma coisa pela esquerda do ataque.
Enfim, uma partida ruim, onde o time de juniores do Cruzeiro, mesclado com alguns jogadores do time B celeste (com exceção de Henrique que é titular) conseguiu uma vitória apertada, suada, difícil, porém os três pontos ficaram em BH e nos fez almejar algo melhor após a saída (toc, toc, toc!) da Libertadores ou a conquista (se Deus quiser) da mesma.
Às questões:
1) Avaliação para AB, nota de 0 a 10 no jogo de hoje. Erros e acertos do treinador celeste.
2) Dudu e Bernardo. Será que erramos na previsão? Quem poderá dar mais para o Cruzeiro?
3) Encostar Wanderley e Zé Carlos não seria uma boa opção? Ambos, como sempre afirmei aqui no Blog do LC, são ridículos!

Sem mais,

Dom Joker
Time do CARTOLA F.C.: FirenzeCelesti
ACIMA DE TUDO O CRUZEIRO! FORZA CRUZEIRO!
"La Bestia Negra" - Nos restam apenas GFBPA e um argentino ou um uruguaio...
http://analisesdomjoker.blogspot.com
Análises técnicas e táticas sobre os próximos adversários celestes.

15 comentários:

Leônidas Cruzeirense disse...
28 de junho de 2009 às 21:40  

Caros amigos, desta vez a culpa pela demora da publicação da análise do Dom Joker foi minha. É FATO!

RODOLFO disse...
28 de junho de 2009 às 23:23  

Caro Dom Joker, vou ficar devendo minha opinião dessa vez.

Não vi nada do jogo. Mas em relação ao Bernardo e Dudu, eu ainda apostaria neles.

Temos que levar a idade em conta. Jogadores que se destacam com 17, 18 anos, no profissional são raros e mais do que acima da media.

Acho que esses dois serão grandes jogadores quando ganharem mais experiência e corpo.

Mas isso será coisa pra europeu ver.

Nós temos que nos contentar com a fase chinfrinha dos futuros craques.

Wanderley e Zé Carlos... daria mais umas chances. Quem sabe?

Se for fazer justiça, tem que dar muitas chances a eles ainda. Afinal, tantas tiveram henrique e WP. Certo?

Tetra da Copa do Brasil disse...
29 de junho de 2009 às 06:38  

Bom dia

Caro Dom JOKER.

Vou dar um SETE para o AB. Tanto Dudu, como Bernardo, podem dar muito pela Squadra Azurra. São jovens e á muito que aprender e a ser corrigido. Dudu me pareceu ter muita personalidade, e é justamente isto, a meu ver, que falta ao Bernardo. Dudu tem grande habilidade para conduzir a bola, mas deveria fazer isto com mais objetividade, ou seja, como fez no lance do pênalti, conduzir a bola sempre em direção ao gol.

Encostar Wanderley e Zé Carlos? Mais encostados que já estão. Ou não?

Um grande abraço. Valeu!

aLLan disse...
29 de junho de 2009 às 07:22  

A coisa mais facil do mundo é ser jogador profissional hoje em dia.
Exemplo, Wanderley, Ze carlos, e WP.
Dificil distinguir qual é pior dos três.
E ainda por cima tem a volta do tal do Romulo, um poste que pensa que é jogador de futebol.
Enquanto isto o Kleber carrega o a ataque sozinho nas costas.

Walter Seixas disse...
29 de junho de 2009 às 09:29  

Salve Rodolfo e Tetra,

Zé Carlos e Wanderley são dois dos piores atacantes que já vi com a camisa do Cruzeiro.
Sinto saudades do Jajá e do Jônatas que são fracos mas melhor que Zé e Wanderley é fácil.

Ah, graças a Deus o Rômulo voltou!

DJ
ACIMA DE TUDO O CRUZEIRO! FORZA CRUZEIRO!

Unknown disse...
29 de junho de 2009 às 11:33  

nao achei o ze carlos tao mal assim depois que ele saiu e entrou o vanderley ai sim so deu o avai o ze carlos estava prendendo os dois zagueiros deles com uma boa movimentaçao alem do dudu que se destacou foi o andrey e o zagueiro luizao com aquela camisa 4 ali atraz trouxe boas lembranças tem futuro esse garoto

COPA DAS CONFEDERAÇÕES CONFIRA AS IMAGENS DA FESTA DE ENCERRAMENTO
http://blogzirleipereira.blogspot.com/

RODOLFO disse...
29 de junho de 2009 às 12:07  

Hoje vou matar a saudade da zoação de torcedores.

Como nunca vejo um pateticano aqui pelas bandas dos States. Vou tirar um sarro dos amigos gringos hoje.

Eu ate tinha dito a eles que não me importaria com uma derrota brasileira, pois seria bom para o esporte aqui no pais.

Mas eles insistiram que se o EUA ganhasse, iriam me zoar muito. Cheguei a receber mensagem de texto no fim do primeiro tempo... rsrrsrsrs. Então vou zuar né.

ALDO disse...
29 de junho de 2009 às 13:17  

Também gostei do Zé Carlos, apesar de jogar sozinho no meio de 2 zagueiros e sem a aproximação de alguém.

O Vanderlei foi o que me decepcionou.

Quanto ao DUDU e Bernardo, são 2 grandes jogadores. E na base tem muito mais!

Bruno Starling disse...
29 de junho de 2009 às 14:27  

Caro Dom Joker,

muito boa análise. Deverias trabalhar na imprensa esportiva, pois suas observações são MUITO melhores do que as de muitos "jornalistas" por aí.

Quanto às jovens promessas celestes, acredito muito no Dudu. Habilidoso, se soltar mais a bola tem tudo para se tornar um craque. Ontem ele me lembrou, em alguns lances, o K30. O menino apanhava e, mesmo franzino conseguia usar o seu corpo para proteger a bola. Impressionante!! O Bernardo me parece meio perdido, não tem jogado nada quando tem chance.

Dou 8 ao AB. Ele fez o certo, em minha opinião.

Zé Carlos é melhor que Wanderley. Ao menos tem jogado mais. Mas ainda acho que devemos dar chance ao garoto, que tem potencial. Quem sabe ao lado do Gladiador ele rende mais?

Saudações Celestes e Rumo ao Tri da Libertas!!! Dá-lhe Zêro!!!

Bruno Starling disse...
29 de junho de 2009 às 14:51  

Isso aí, Rodolfo!!! Zoe os americanos pra nós aê!!! hehehe...

Nilsão disse...
29 de junho de 2009 às 16:11  

Agora é concentrar no jogo de quinta feira, o Ramires ja está no Brasil e terá muito tempo para readaptar ao fuso horário, proponho a torcida celeste dar uma força pra equipe na hora do embarque para o sul!

Zêro Blue disse...
29 de junho de 2009 às 16:21  

Bela vitória celeste, os garotos como eu disse aqui realmente deram conta do recado.

Vamos que agora só temos o Grêmio entre nós e a final da Libertadores.


Sds. Celestes

Sou Cruzeirense Blog
Sou Cruzeirense Site
Acesse e comente!

Pablo Cruzeirense disse...
29 de junho de 2009 às 16:37  

Salve Dom Joker,

Sem mais nem menos,que venha o Gremio!

PC

Salomon disse...
29 de junho de 2009 às 17:11  

Caramba!

Esse foi o jogo que eu vi.

É um privilégio ter o Dom Joker nesse blog.

Caro Joker, deixe-me apenas meter o meu rotundo bedelho na sua opinião sobre o Zé Carlos.

Esse jogador é exatamente igual ao Marcelo Moreno.

Sabe como é, meio doidão, meio destrambelhado, mas compensa muito ter esse tipo de jogador na equipe porque, se bem utilizado, faz um pandemônio danado na defesa adversária.

Reafirmo minha predileção pelo Zé Carlos porque é raçudo e não tem medo de errar.

A mesma coisa se pode dizer sobre o pequenino Dudu, esse mais técnico.

Walter Seixas disse...
29 de junho de 2009 às 23:05  

Entre e comente:
http://analisesdomjoker.blogspot.com
Coluna do Grêmio já postada!

DJ
FORZA CRUZEIRO!

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW