Análise do Dom Joker.

19 de jun. de 2009 ·

Salve LC,
2 X 0...
Primeiramente desculpa pela demora no envio do texto, estava em Araxá, organizando e coordenando um evento, fiquei sem tempo algum. Cheguei tem exatamente 2 horas e meia e vim aqui lhe mandar o texto com vem sendo de praxe.
... Fora o baile! Com eu vinha dizendo seria o maior jogo da minha vida e foi realmente o maior jogo não só da minha vida, mas da vida dos jogadores celestes e do “gênio” AB.
Após criticá-lo muito no último jogo com suas “invencionices” Adilson Batista apenas comprova o que diz (mesmo eu não concordando completamente com isso):
“Se for necessário poupar jogadores e ter de recuperar a equipe depois no Brasileiro vou fazer. Meu foco é a Libertadores.”
Ele me provou que sim. O foco é a Libertadores e o Brasileiro é secundário nas pretensões alvicelestes neste ano.
Enfim vamos ao jogo:
Foi um dos jogos mais fáceis no ano, não somente pelo São Paulo não vir a jogar bem ultimamente e sim porque o Cruzeiro beirou à perfeição.
Adilson acertou em quase tudo contra o SPFC um jogo depois de errar em tudo diante do Palestra Itália de São Paulo e vir errando constantemente nos outros encontros celestes que ocorreram entre os jogos das quartas-de-final da Copa Santander Libertadores da América.
AB e Muricy Ramalho, técnicos contestados, com estilos parecidos, teimosos e vivem entre o céu e o inferno (prevalecendo o bom momento em maior parte do tempo) com as torcidas entraram confiantes.
Muricy entrou com um time mais ofensivo e os dois craques da equipe nos últimos anos foram preteridos pelo técnico. Jorge Wagner e Hernanes saíram para entrada de Marlos e “Bicharlyson”.
O treinador tricolor entrou no 3-4-1-2 e o celeste no 4-3-1-2 e houveram várias variações durante o jogo as quais vou descrever na análise abaixo:
Os goleiros Denis e Fábio não foram muito exigidos, porém podemos dizer que Fábio foi um mero espectador e Denis ainda teve de atuar em alguns momentos e falhou no primeiro gol celeste pois estava adiantado e pulou atrasado (não desvalorizo o chute sensacional do Henrique).
Nas alas e/ou laterais a força celeste foi absoluta. Zé Luis (ex-cocota) pela direita tricolor foi horrível (como sempre) só deu pancada já Jonathan foi excelente, marcou, atacou e ainda provocou a expulsão do péssimo Eduardo Costa.
Na esquerda Júnior César foi muito bem marcado e foi anulado por Jonathan e Henrique e G. Magrão foi incrível, dribles, arrancadas e muito raça do ex-meia e atual lateral esquerdo titular do Cruzeiro.
Na zaga MR improvisou o bambi-mor Richarlyson pela esquerda, centralizou André Dias e colocou Renato Silva pela direita, os últimos dois bateram demais em Kleber e em WP principalmente e definitivamente o trio de zaga foi um dos erros de Muricy no jogo de ontem.
O Cruzeiro teve novamente a sua dupla de zaga “titular”, L. Fortunato (que eu continuo achando fraco) e L. Silva, ambos foram excelente e o segundo não deu espaço algum para o perigoso camisa 9 sãopaulino Washington.
Postados logo a frente das suas respectivas defesas SPFC e CEC colocaram 2 e 3 volantes respectivamente.
O time de vermelho, preto e branco teve Eduardo Costa e Jean, esse atacava mais, jogou pela direita e foi boa figura em campo. O outro foi sim boa figura, mas para nós cruzeirenses. Sempre frisei que ele era violento e ontem isso foi comprovado, foi expulso após uma entrada forte em Jonathan, recebeu o segundo amarelo e ainda reclamou da expulsão mais do que justa.
AB consertou os erros no meio, a não-presença de Fabrício acabou sendo benéfica à equipe, pois Elicarlos deslocado pela esquerda mostrou muito futebol e não deixou Marlos que cai muito pela direita e entrou no lugar do Jorge Wagner e é muito veloz, MP foi o primeiro volante e Henrique foi deslocado um pouco para direita e cobria as subidas de Jonathan e ajudou na marcação do ala esquerda sãopaulino, Júnior César.
Henrique até merece um parágrafo só dele. Que golaço, que chute sensacional, que partida. Defendeu esplendorosamente e foi essencial na recomposição da defesa celeste e no preenchimento dos espaços deixados por Jonathan, apoiou bem, ajudando em algumas tabelas pela direita e ainda fez o gol já falado. Henrique simplesmente repetiu uma bela apresentação como fez diante do mesmo São Paulo aqui no Mineirão.
Na armação das equipes Marlos não foi muito bem, anulado por Elicarlos, não conseguiu avançar bem pela direita por excelente marcação de Magrão que não perdeu nenhum lance para o meia.
Já Wagner foi bem, bons passes, cadenciou bem a partida e foi boa presença no ataque celeste e ainda ajudou na excelente recomposição da defesa cruzeirense.
No ataque das equipes MR contou com matadores Borges e Washington que não levaram problema algum ao goleiro Fábio, foram muito mal, e seguem em um ano desastroso para o SPFC.
Já os atacantes que envergaram o manto alviceleste estrelado estiveram muito bem. Kleber apanhou demais novamente, mas não perdeu a cabeça (apenas em um lance na lateral, onde tomou o cartão amarelo). K30 ainda converteu um pênalti e dedicou aos companheiros palestrinos paulistas que foram eliminados pelos uruguaios do Nacional.
Já WP apresentou o futebol que queríamos ver (graças a Deus!), lutou, bateu a gol, voltou para ajudar na marcação e foi sempre boa presença na área de Denis.
Substituições:
Muricy perdeu Eduardo Costa no fim do primeiro tempo e voltou para o segundo tempo tentando algo para que sua equipe conseguisse pressionar o Cruzeiro, coisa que não tinha acontecido ainda.
Voltou com Hernanes e Dagoberto nos lugares de Júnior César e Washington. MR deu mais velocidade ao time com Dagol caindo pelas pontas e “Bicharlyson” foi para lateral, com Hernanes indo para armação da equipe juntamente com Marlos.
Nada mudou. André Lima ainda entrou no lugar de Zé Luis e apenas deixou mais espaços para o ataque celeste.
Adilson mudou excelentemente bem com exceção da substituição de Wagner. Jancarlos entrou e a pretensão do treinador foi apostar em Jonathan no meio, coisa que não deu certo diante do Palmeiras e acredito que não daria diante do São Paulo.
Porém tudo mudou quando Jonathan sentiu e foi substituído por Thiago Heleno, os três zagueiros funcionaram muito bem com L. Silva na sobra e Jancarlos e Magrão apoiaram ainda mais o ataque (eu acho que o Jancarlos como ala é um bom jogador).
Elicarlos logo depois também sentiu e Bernardo entrou, aí sim, AB acertou novamente e colocou a equipe bem postada e o Cruzeiro não aumentou o placar porque não quis.
Enfim, como no último texto xinguei muito o AB, aí fica meu recado:
Se você continuar cumprindo o que disse e nos trouxer a Libertadores, fique até quando quiser! Irei elogiá-lo quando acertar e criticá-lo quando errar.
Três perguntas felizes palestrinos:
AB: De ASNO a “gênio”?
Henrique: De perna-de-pau a “HENRYque”?
Grêmio: Mais fácil ou mais difícil que o SPFC?

Sem mais.
Dom Joker
Time do CARTOLA F.C.: FirenzeCelesti
FORZA CRUZEIRO!
http://analisesdomjoker.blogspot.com
Análises técnicas e táticas sobre os próximos adversários celestes.

20 comentários:

Leônidas Cruzeirense disse...
19 de junho de 2009 às 23:13  

Caro Dom Joker, infelizmente só vou poder ler sua análise amanhã a noite. Já passou da hora de eu dormir pois amanhã tenho que acordar as cinco da madrugada. É FATO!

ALDO disse...
19 de junho de 2009 às 23:52  

DON JOKER,

ARAXÀ e terra bôa!
Trabalhei lá por uns tempos, a última vez em 80.
Tem um cabaré da hora! entre as tantas BOITES eu destacaria a do Marreco, perto da garagem da GONTIJO.
Pontos turísticos, como Grande Hotel, o BARREIRO as instancias etc.

Quanto ao jogo DON JOKER: Valeu pela vitória!
O Espirito do NELINHO encarnou o Henrique, o SP não compareceu, os jogadores foram heróicos e o AB foi salvo, uma vez que ia fazer + uma de suas MERDAS, tirar o Wágner e colocar Jancarlos.
Enfim, valeu pelo resultado.
Agora é o Tricolor dos Pampas.

Tetra da Copa do Brasil disse...
20 de junho de 2009 às 07:28  

Bom Dia

Respondendo(ou tentando) as perguntas do DOM JOKER.

Sobre o AB - Nem ASNO e muito menos GÊNIO. Apenas um profissional fazendo ou tentando fazer o trabalho para o qual é pago. Como todos nós, as vezes acerta e as vezes erra. Se erra mais do que acerta, ou se acerta mais do que erra, esta discussão fica para as bocas malditas. A verdade, pelo menos a do momento, é que muitos clubes gostariam de estar no lugar que estamos, ou não?

Sobre o Henrique - Nem perna de pau e muito menos HENRYque. Jogador mediano, esforçado, operário, e que de vez em quando acerta um chute daqueles.

Sobre o Grêmio - Será tão dificil quanto foi o São Paulo. No primeiro jogo temos que conquistar a vitória, independente da elasticidade no placar. Vencer e passar a obrigação da vitória para o adversário na próxima partida, já será um grande feito, e um enorme passo rumo ao TRI.

Grande abraço. Valeu!

Tetra da Copa do Brasil disse...
20 de junho de 2009 às 07:38  

Caro DOM JOKER

Quero parabeniza-lo pela observação que fez sobre o WP. Mostra que o amigo realmente entende do riscado e enxerga o futebol com os olhos, e não com o intestino.

Opiniões e comentários como o seu, é sempre um grande prazer ler. Parabéns.

Valeu!

Unknown disse...
20 de junho de 2009 às 08:58  

alem do adilson fazer estrago no cruzeiro resolveu fazer no sao paulo tambem ?
alo cornetas de plantao ,adilsetes e perrelistas tem um post bem polemico la no blog hoje apareça por la

Tetra da Copa do Brasil disse...
20 de junho de 2009 às 09:32  

Palavras do WAGNER - Fera azul.

Fonte: esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/libertadores

***Estamos indo com tudo, voando baixo. O grupo está bem, quem entra está conseguindo dar conta do recado. A gente pode aí estar pintando como uma zebra, já que todo mundo estava falando que o Cruzeiro não tinha potencial. Conseguimos tirar o São Paulo e vamos em busca da classificação em cima do Grêmio***...Sobre um LERO* feito por jogadores do São Paulo o craque disse o seguinte:***Conversas que tiveram em São Paulo e que chegaram ao nosso ouvido, jogadores que estavam na noite falaram que o nosso time era ruim, que deitaram em cima de Thiago Heleno e Henrique e o Henrique provou que é excelente jogador e a gente conseguiu dar a volta por cima***

*LERO - conversa fiada.

É isto aí Wagner, grande fera azul. O espirito tem que ser este mesmo. É melhor pintar como zebra e surpreender, do que ser favorito e decepcionar. Parabéns por suas palavras, pois elas mostram que o nivel de consciência da equipe está muito realista. Parabéns.

Valeu!

Alexandre disse...
20 de junho de 2009 às 10:00  

Amigos LC,

D. Joker,

Gosto nuito de suas análises que passam de boas por tão esmiuçadas que são.Parabens!!!Mas vou te confessar que sou preguiçoso para leitura.Grande defeito meu,pois as vezes me faltam palavras
adequadas para expressar corretamente minhas idéias.Quem me dera ter um arsenal de vocabúlario como você,Salomon e outros mais por aqui.

Mas queria comentar a meu modo as três questões que vc ou o Sr.(como diria Leônidas) levantou:

1-Se é para o bem do Cruzeiro e a conquista de um título importante que bom que nosso técnico acerte,apesar de não concordar com sua filosofia.Se deu certo Muricy ganhar 3 Brasileiros jogando feio quem sabe aconteça por aqui também,aí sim possa talvez aderir a suas invenções.No primeiro tempo o que vi foi que o Cruzeiro além da raça,inteligentemente não deixou o sp jogar.Considero vc,Aldo e Isaac,só para citar 3 por aqui,gênios da tática.Mas uma coisa é ser estudioso e inteligente e outra bem mais complicada é transmitir a um grupo seus ensinamentos ele executá-lo.Me lembro dos tempos de escola que tinhamos aqueles professores super-inteligentes,mas os alunos por melhores e esforçados que fossem não conseguiam absorver nada.Voltando ao primeiro tempo do jogo levanto uma questão,porque num passe de mágica nossos jogadores aprenderam a defender com um futebol consistente e com excelente ocupação de espaços?Não quero tirar o mérito de ninguem,mas depois de uma forte pressão externa durante a semana os comandados passaram a executar com perfeição as táticas do professor.Porque não ocoria isto antes em partidas fora de casa,será que depois de um ano e meio finalmente nós encontramos o caminho?Ainda nos resta quatro partidas e espero que a resposta a essa última pergunta seja sim para que não sejamos um Fluminense do ano passado.

2-Quanto a Henrique,parabens pelo lindo gol,mas diferentemente de AB pela complexidade financeira do Cruzeiro em encontrar coisa melhor,logo ali no banco temos jogadores em melhores condições técnicas.Nada que também não tire seus méritos pela raça e garra que vem envergando a camisa celeste.Mas se podemos e está a nosso alcançe,porque não melhorar?

3-Atualmente,principalmente na Libertadores,o Gr~emio está com o futebol melhor que o de sp.Mas se não colocarmos salto alto, não fazendo oba-oba e encarando da mesma forma como foi no jogo do Morumbi temos totais condições de passar.Acreditava contra o sp e agora acredito tb contra o Grêmio nossa classificação.

RUMO AO TRI,CRUZEIRO TÃO COMBATIDO JAMAIS VENCIDO!!!!!!!!!!!

Abcs e SACS.

ISAAC DETONADOR DE BAMBIS disse...
20 de junho de 2009 às 10:51  

Caríssimo Dom Joker

ótimo post e não foi LOOOOOOOOOOOOGO não viu!

Bom, eu entendo o seguinte:
1- Teve Alma em campo, não foi aquele timeleco a cara do criador, mas foi o time dos cornetas, com exporro da diretoria, que só cobrou porque a CONFRARIA DOS CORBETAS tocou a corneta mesmo e sempre vai tocar quando o time PIPOCAR, e porque todos os atletas que estavam em campo, se doaram, percebe-se que todos foram extremamente profissionais(não pedimos amor a camisa, mas PROFISSIONALISMO)o treinador foi nota 10, escolheu e montou um Cruzeiro pra jogar e classificar, NÃO PRA DAR ESPETÁCULO, me lembrou o velho brucho ENIO ANDRADE, o melhor treinador das últimas décadas.

2- quem critica MUITO, É OBRIGADO, em determinados momentos a aceitar que suas críticas as vezes são pesadas e em outras necessárias. Adilson Batista focou a Libertas e tocou o fodas no Brasileirão...não gosto desta situção, eu disputaria os dois torneios com a mesma gana, mas parece que a torcida a ceita isto, e sou voto vencido....QUE VENHA A LIBERTAS E QUE NÃO VENHA A SÉRIE B.

3- ELI CARLOS, o melhor jogador em campo, um montro, joga muita bola, é titular neste time.

4- GERSON MAGRÃO, é hoje sem dúvida alguma, um dos melhores laterais esquerdos do Brasil

5- Leo Silva....que presentão! é CRAQUE.

6- parabéns ao zezé perrela....soube dar o EXPORRO na hora certa.

7- PARABÉNS AOS CORNETAS, COBRANÇA É NECESSÁRIO, SEMPRE! PROVAMOS QUE SOMOS CRUZEIRENSES E NÃO ACEITAMOS TIME SEM ALMA CRUZEIRENSE.


ISTO É O MEU CRUZEIRO, TIME COM ALMA PALESRINA!

Pablo Cruzeirense disse...
20 de junho de 2009 às 11:38  

Sem mais nem menos.Fecha a conta,1 guarana e 2 palteis.
Que venha o Gaymio.

PC

RODOLFO disse...
20 de junho de 2009 às 13:36  

Tetra, não pense você, que pode dizer o que bem entender so porque não citou nomes.


Pense duas vezes antes de escrever, pra que o nivel do debate continue alto. Pouco me importa se vc escreve meu nome ou não. Eu sei quando esta direcionado a mim.

Não gostei quando o Carlão Azul se referiu aos "cornetas" como pessoas que pensam com o intestino. Você certamente viu minha réplica e a do Aldo ao Carlão. Agora vc vem e faz a mesma coisa. Sei bem qual a sua intenção.

Você gosta do WP, eu não. Nossas opiniões se divergem e isso lhe da o direito de dizer que penso com o intestino? Sua educação ao comentar não disfarça suas provocações e busca por INTRIGAS.

Pra finalizar, se quiser falar comigo, pode citar meu nome.
Não precisa ter medo, somente respeito!

RODOLFO disse...
20 de junho de 2009 às 13:44  

Sobre a analise do Dom joker.

É verdade, agora realmente ficou claro que a cabeça está somente na libertadores.
Adilson mandou bem, concordo.
Henrique merece mais do que um paragrafo pelo jogo, merece um post inteiro. rsrsrs
Wagner em campo faz a diferença.
Kleber é foda mesmo. Em todos os sentidos. Eu sei que os jornalistas de SP so falam com ele sobre Palmeiras, mas pô, agora é o CRUZEIRO. Se dependesse do Palmeiras, ele estaria na gelada Ucrania. O que ele viu no Palmeiras? Torcida fria, não ganhou nada importante por lá, não investiram nele...

Enfim, so discordo em relação ao WP. Posso? =)

ALDO disse...
20 de junho de 2009 às 14:56  

Faça o mesmo em relação a mim seu TETRA DO SEI DE QUE. Endoço as palavras do meu amigo RODOLFO.
Ao invés de atacar por trás do teclado, faça como os CORNETAS. MOSTRE SUA CARA, se é que tem tal capacidade.
E quando for vomitar MERDAS, Dê nome aos porcos.
è melhor pensar com o intestino e mencionar nomes.
Do que pensar como um CAMARÃO, que só tem BOSTA na cabeça e não citar nomes.
Aluque um barraco, pegue o WP e vámorar com ele.

Salomon disse...
20 de junho de 2009 às 16:33  

Caro amigo ISAAC,

Lendo seus comentários, fui obrigado a refazer meus conceitos com relação a certos jogadores.

Refiro-me ao Eli Carlos e ao Magrão.

A mim me parece que as suas observações estavam certas quanto a esses atletas.

O que eles efetivamente necessitavam era de tempo e ritmo de jogo.

Valeu.

Afinal, como dizia o meu sábio avô, "mudar de opinião é o maior sinal de inteligência".

Salomon disse...
20 de junho de 2009 às 16:42  

Quando toda instância argumentativa fracassa, recorre-se aos ataques cavilosos e às frases surradas tipo:

"quem não pensa como eu, pensa com o intestino"

Eu penso com o intestino.

Não há nada de errado em pensar com o intestino.

E não tenho nenhum deslumbramento com quem pensa com outros órgãos do corpo.

Cada qual faz o que pode e se avém como entende.

Ora, faça-me o favor!

Pois bem, na minha modesta concepção intestinal, o Wellington Paulista é um azáfama de concepções heterogêneas.

E já me explico.

Qualquer que, como eu, se disponha a tirar o bumbum do sofá e ir ver de perto, de preferência da cadeira central do Mineirão, meia dúzia de jogos desse primoroso jogador que é o WP, vai ficar com a sensação de que abriram a porta do inferno para o ataque do Cruzeiro.

Já deixei averbado, nesse tão bem frequentado blog, com sobras de razão, que o WP e o Henrique são jogadores medíocres ( vernáculo que no Aurélio significa 'médio' vg. coisa média).

Não são jogadores para um clube que pensa em ser campeão da Libertadores e do campeonato brasileiro, que, dizem os especialistas, é o mais difícil do mundo.

Podem eventualmente até fazerem um gol ou outro, podem até decidir uma partida, mas o conjunto da obra é algo sofrível.

Junte-se esses jogadores, o técnico e alguns simpatizantes agressivos, truculentos, intolerantes e desrespeitosos que dou um pelo outro e não quero troco.

Salomon disse...
20 de junho de 2009 às 16:51  

Jesus poderia ter iniciado o sermão da montanha assim:

"Bem-aventurados os que tem o intestino preso".

Ora, quando toda instância argumentativa fracassa, recorre-se aos ataques cavilosos e às frases surradas tipo:

"quem não pensa como eu, pensa com o intestino"

Eu penso com o intestino.

Não há nada de errado em pensar com o intestino.

E não tenho nenhum deslumbramento com quem pensa com outros órgãos do corpo.

Cada qual faz o que pode e se avém como entende.

Ora, faça-me o favor!

Na minha modesta concepção intestinal, o Wellington Paulista é um azáfama de concepções heterogêneas.

Já me explico.

Eis que com sobras de razão.

Qualquer que, como eu, se disponha a tirar o bumbum do sofá e ir ver de perto, de preferência da cadeira central do Mineirão, meia dúzia de jogos desse primoroso jogador que é o WP, vai ficar com a sensação de estar com o intestino preso e que abriram a porta do inferno para o ataque do Cruzeiro.

Já deixei averbado, nesse tão bem frequentado blog, que o WP e o Henrique são jogadores medíocres ( que no aurélio significa 'médio' vg. coisa média).

Não são jogadores de um clube que pretende ser campeão da Libertadores e do campeonato brasileiro, que, dizem os especialistas, é o mais difícil do mundo.

Podem esses jogadores, eventualmente, até fazerem um gol ou outro, podem até decidir uma partida, mas o conjunto da obra é algo sofrível.

Ao final, junte-se esses jogadores, o técnico e alguns sinpatizantes agressivos e intolerantes e dou um pelo outro e não quero troco.

Salomon disse...
20 de junho de 2009 às 16:52  

E o diabo leve o Wellington Paulista.

Nilsão disse...
20 de junho de 2009 às 17:21  

É isso ai pessoal, vamos mlhar até quarta feira o WP, quem sabe ele marca um golaço, com o Henrique deu certo.

Nilsão disse...
20 de junho de 2009 às 17:23  

LC, ta faltando o post de CRUZEIRO X barueri!

Leônidas Cruzeirense disse...
20 de junho de 2009 às 22:24  

Caro Dom Joker, sempre é muito bom ler a sua análise, Sempre me acrescenta alguma coisa. Podem até reclamar que a leitura é longa mas é agradável. Tenho evoluído meus conceitos táticos depois da nossa parceria. Eu tava achando o Sr um pouco pé-frio mas depois desta vitória espetacular, vamos esquecer isto. É FATO!

Walter Seixas disse...
21 de junho de 2009 às 11:53  

Salve LC,

Com relação à "pé-friagem" concordo. Eu até achei que as minhas explanações não deveriam mais ser postadas e pensei em abondonar esse mundo viciante de blogueiro.

Mas de qualquer maneira, "Henriques", "Adilsons", "Wellingtons", escalações e esquemas táticos mantém o meu v´vido interesse em falar do Cruzeiro.

Bom, obrigado pelas críticas e pelos elogios, me aperfeiçoarei cada vez mais no intuito de transformar os posts em leituras (longas, desisti de diminuir o texto, é impossível) cada vez mais prazerosas.

Abraços,

DJ
http://analisesdomjoker.blogspot.com
Análises técnicas e táticas sobre os próximos adversários celestes.

Postar um comentário

Caros Amigos, infelizmente tivemos que limitar os comentários somente as pessoas com conta no google. A covardia dos anônimos nos forçaram a isto. Espero que entendam. É FATO!

 

| Blog Leônidas Cruzeirense | © 2009 - WebWriter: Leônidas e WebDesigner: DaniloW